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Hospital Regional do Leste reforça compromisso com a saúde pública da região

Unidade realizou 114 mil atendimentos no primeiro semestre deste ano

Por Ascom (Ascom)
31/07/2024 12h45

A gestão do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, sudeste paraense, destaca os avanços na oferta de serviços públicos à população, no primeiro semestre de 2024, período em que foram realizados mais de 114 mil atendimentos, beneficiando diretamente os usuários da região. 

Este esforço resultou em uma média do índice de satisfação de 97% daqueles que dependem do atendimento da unidade hospitalar. Este saldo positivo de atendimentos não é apenas número, reflete o compromisso do hospital em oferecer assistência de qualidade, segura e humanizada com o intuito de atender às necessidades da comunidade. 

De janeiro a junho deste ano, o Regional do Leste realizou um total de 114.472 atendimentos:  1.797 internações; 2.492 cirurgias; 77.935 exames gerais; 1.687 atendimentos de urgência/emergência; 9.575 consultas ambulatoriais; 369 transfusões de sangue; 1.137 sessões de fonoaudiologia; 10.589 atendimentos de fisioterapia; 227 atendimentos por terapia ocupacional; 1.350 atendimentos de psicologia; e 7.314 atendimentos no serviço social. 

A equipe multiprofissional do HRPL comemorou, ainda, a taxa de satisfação de 97%, que representa o aumento em relação aos 93% do semestre anterior. 

“Foi um período de crescimento e aprendizado. Estamos orgulhosos das conquistas alcançadas e animados com as possibilidades futuras. Agradecemos a todos os nossos usuários pela confiança e aos nossos colaboradores pelo empenho e compromisso. Continuamos comprometidos em oferecer o melhor atendimento e superar as expectativas no próximo semestre”, pontuou a diretora-geral do HRPL, Gilvania Oliveira.

A gestora destaca que as expectativas para o próximo semestre são altas. Entre as metas do HRPL, estão a expansão dos serviços, incluindo a inclusão dos serviços de tomografia e raios-X. O hospital também busca elevar o envolvimento com a comunidade local por meio de eventos e programas de responsabilidade social. 

Usuário do atendimento do HRPL, Jose Carlos da Silva, de 43 anos, elogia os serviços e os profissionais que o atenderam. “Muito bom o atendimento do hospital. Estou satisfeito. Todos os profissionais são ótimos, humanizados e tem a minha confiança!”, finalizou o agricultor. 

Qualidade – Refletindo o compromisso do hospital em oferecer um atendimento de qualidade e centrado no paciente, o Hospital Regional do Leste implementou em janeiro novas políticas de atendimento para melhorar, ainda mais, a eficiência e a satisfação dos usuários. Atendendo 80% dos padrões de qualidade e segurança do paciente, além de 70% dos padrões definidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) de gestão integrada, o HRPL garantiu a recertificação ONA II, conhecida tecnicamente como Acreditado Pleno. A manutenção da certificação foi concedida após auditoria realizada pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG).

Capacitação – Em abril, o HRPL promoveu o “1º Workshop de Fortalecimento de Equipe – Projeto Academia de Líderes”, com o objetivo de desenvolver as habilidades de liderança e fomentar um ambiente de trabalho colaborativo e eficiente. Esta iniciativa faz parte de um esforço contínuo do HRPL para investir no desenvolvimento profissional de seus colaboradores e refinar o atendimento de excelência aos pacientes. 

Além disso, o HRPL lançou o "Dia Q da Qualidade", uma iniciativa dedicada a reforçar o compromisso da equipe multiprofissional com a segurança e a qualidade no atendimento aos usuários. Esta ação de educação em saúde foi um marco para intensificar o compromisso em proporcionar um ambiente seguro e de alta qualidade para todos os usuários, enfatizando sessões de treinamento focadas em práticas de segurança e protocolos de qualidade. 

A administração do Hospital do Leste promoveu também capacitação e auditoria nos setores Administrativos, Apoio e assistenciais do hospital. A estratégia teve o tema “I Ciclo de Auditoria de Riscos”, teve o objetivo identificar, por meio de entrevistas e apresentação de evidências objetivas, o nível de cumprimento dos protocolos de segurança mapeadas pela unidade, além de verificar a conformidade dos colaboradores com as boas práticas estabelecidas pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), impactando positivamente no atendimento com foco na segurança do usuário. 

Serviço: O Hospital Regional Público do Leste é um órgão da rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Diretrizes, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HRPL fica localizado na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelo telefone: 0800 5803291.

Texto de Pedro Amorim