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Projeto de escola estadual de Belém incentiva aprendizado sobre robótica

Iniciativa trabalha linguagem de programação, eletrônica, desenvolvimento de projetos autorais e inspira estudantes para a escolha da profissão

Por Elisângela Soares (SEDUC)
31/07/2024 10h08

Para incentivar o aprendizado de estudantes da rede estadual sobre linguagem de programação em blocos, robótica e, também, ampliar os conhecimentos e habilidades para construção de projetos de tecnologia, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Graziela Moura Ribeiro, no bairro da Pedreira, em Belém, desenvolve um projeto de robótica educacional com arduino (plataforma eletrônica open source que tem como objetivo integrar hardware e software de maneira mais fácil).

O projeto “Robótica Educacional - Projetos com Arduino”, coordenado pelo professor de biologia e informática educativa, Márcio Costa, começou quando a escola recebeu o kit de robótica entregue pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

O professor Márcio Costa informa que, o projeto permite que os estudantes aprimorem competências e habilidades na construção de projetos de robótica com o uso do arduino, (plataforma), além de estimular o desenvolvimento de projetos autorais e inovadores.

“A proposta do projeto é ensinar a linguagem de programação em bloco, conceitos fundamentais do arduino, suas aplicações e os componentes utilizados para construção e desenvolvimento de projetos autorais e inovadores, com uma infinidade de possibilidades de uso”, explicou o professor Márcio Costa.

Depois de aprenderem sobre linguagem de programação na teoria, os estudantes começaram a produzir pequenos projetos de robótica com arduino como, por exemplo, simular o funcionamento de um semáforo, construir um sensor de estacionamento, um sensor de luminosidade e a construção de jogos educativos com o Scratch, como esclarece o professor Márcio. “Depois desses aprofundamentos teóricos nessa fase, passamos a implementar pequenos projetos de robótica aos alunos, inclusive trabalhando conceitos de gamificação com os jogos educativos, competições e sistemas de pontuações, mostrado uma estratégia eficaz para aumentar a motivação e o engajamento dos alunos, além de facilitar a assimilação e o melhor aprendizado do conteúdo de física principalmente eletrodinâmica e matemática com o raciocínio lógico, além desenvolver e exercitar competências como pensamento científico, criativo, cultura digital assim como a interação, colaboração, empatia e cooperação entre os educandos”, disse.

Tanto conhecimento despertou nos estudantes o interesse pela área da programação e tecnologia e já inspirou alguns na escolha da profissão, como é o caso do estudante da 2ª série do ensino médio, Paulo Daniel Soares. “O projeto tem sido maravilhoso. A gente tem aprendido muito sobre robótica, arduino, inovação. Eu acho muito importante ter essas aulas e projetos porque é um conhecimento que a gente pode aplicar para o resto da vida, até no nosso trabalho no cotidiano, a tecnologia é algo que está expandido cada vez mais e, através desses aprendizados que a gente está tendo na escola, podemos aplicar no nosso dia a dia e até no futuro. Estou pensando em cursar engenharia da computação porque me encontrei nesse projeto, eu gosto muito de participar e descobri que gosto muito da área de tecnologia, programação. Estava até preocupado, pensando que área iria escolher, mas agora eu estou aliviado porque já decidi o que quero seguir. Participar do projeto me deu esse norte de escolher a minha carreira e agora é estudar, seguir em frente e é só sucesso”, contou o estudante.

Para o professor Márcio, ver o impacto do projeto na vida e escolha dos estudantes é gratificante. “Ao mostrar para o aluno que ele é capaz de construir um projeto próprio e executá-lo, o tornamos protagonista no processo de ensino-aprendizagem. Isso faz com que a aprendizagem se torne mais personalizada e adequada às necessidades e interesses individuais de cada aluno. Ao oferecer essa e outras oportunidades na escola, também é possível fortalecer o trabalho com projeto de vida, já que os estudantes conseguem descobrir novos interesses ou até mesmo se aprofundar nas áreas que já tinham afinidade e que certamente irão refletir nas suas escolhas futuras no que diz respeito a uma profissão, curso, faculdade que estejam ligados a área da tecnologia e isso é muito importante e gratificante”, destacou o docente.

Texto de Fernanda Cavalcante / Ascom Seduc