Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Hospital Regional do Marajó fecha primeiro semestre com mais de 114 mil procedimentos

A qualidade dos serviços é fortalecida pelos investimentos do governo do Estado em equipamentos de alta tecnologia

Por Governo do Pará (SECOM)
29/07/2024 16h08

O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), localizado em Breves, município do Arquipélago do Marajó, já realizou no primeiro semestre deste ano mais de 114 mil atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade, que integra a rede de saúde do governo do Estado, oferece serviços de média e alta complexidade para as populações dos municípios de Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.Unidade oferece serviços de média e alta complexidade para moradores de sete municípios

Os atendimentos englobaram procedimentos ambulatoriais, exames, partos, cirurgias, internações, transfusões sanguíneas, intervenções do Serviço Social, sessões de fisioterapia, sessões de hemodiálise e outros serviços essenciais. Essa dedicação resultou em um índice de satisfação dos usuários de 99,39%, demonstrando a qualidade do atendimento prestado pelo Hospital.

De janeiro a junho, foram realizados 114.630 atendimentos, incluindo 1.928 internações, 1.848 cirurgias, 71.194 exames gerais, 3.125 atendimentos de urgência/emergência, 942 transfusões de sangue, 255 partos, 8.398 sessões de fonoaudiologia, 15.282 atendimentos de fisioterapia, 2.158 atendimentos de psicologia, 6.574 atendimentos no Serviço Social e 2.926 sessões de hemodiálise.

Renata Cardoso, que acompanha o filho: "totalmente segura"Uma das usuárias satisfeitas com o atendimento é Renata Cardoso, 35 anos, que acompanha o atendimento ao filho. “Eu acho o Hospital perfeito! O atendimento é excelente, todos os profissionais são ótimos e muito humanizados. Estou há um mês aqui, acompanhando o meu filho. A equipe nos trata com muito amor. A alimentação é boa, e me sinto totalmente segura”, afirmou Renata.

Equipamentos - O diretor Executivo do HRPM, Cledes Silva, disse que no primeiro semestre de 2024 o HRPM teve um aumento significativo nos serviços, se comparando ao mesmo período de 2023. “Com estratégias de gestão, realizamos 27% a mais nas consultas ambulatoriais; 14% a mais em sessões de hemodiálise e 25% a mais em atendimentos de urgência/emergência. Complementando, obtivemos a aquisição de novas longarinas, poltronas, equipamentos de ar-condicionado, mesas cirúrgicas e incubadoras, visando maior conforto e melhor qualidade da assistência aos nossos usuários”, informou.

O gestor acrescentou que o Regional do Marajó dispõe de profissionais que se empenham para garantir assistência segura e de qualidade aos usuários, e com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) fortalecem os serviços ofertados à população marajoara.

Aprimoramento - O HRPM recebeu do Governo do Pará equipamentos de alta tecnologia no início deste ano, entregues pela Sespa para aprimorar o atendimento aos usuários, incluindo a Torre de Videolaparoscopia, que permite a realização de cirurgias menos invasivas, contribuindo para a redução do tempo de internação e menor risco de complicações pós-operatório. Com a cirurgia laparoscópica é possível realizar outros procedimentos, como tratamento para pedra na vesícula, apendicite, biópsias abdominais e alguns casos selecionados de trauma abdominal.

Em março, a Sespa entregou aparelhos eletrônicos e vários equipamentos para atendimento no Marajó, entre os quais incubadoras infantis, esteiras ergométricas elétricas, videolaparoscópio, autoclave, centrais de ar-condicionado e mesas cirúrgicas e para exames clínicos. O HRPM recebeu ainda três novas mesas cirúrgicas de alta tecnologia, sendo duas ortopédicas e uma básica, no mês de abril.

Reconhecimento - A busca contínua por qualidade, segurança, e humanização dos serviços de saúde garantiu ao Regional do Marajó a manutenção do certificado de Hospital Acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), pela quarta vez consecutiva.

Ao alcançar e manter o reconhecimento nacional da ONA 1, a instituição é oficialmente considerada 'Acreditada', indicando que ela atende ou excede, minimamente, 70% dos padrões estabelecidos de qualidade e segurança.

Sustentabilidade - Administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), o Hospital Regional Público do Marajó participou do Projeto “Guardião Azul”, campanha nacional promovida pelo INDSH, que elevou o patamar da gestão sustentável na saúde. Em decorrência desse projeto, várias iniciativas foram adotadas, entre a quais ações para redução do consumo de energia elétrica, substituição de copos descartáveis, pontos de coleta de pilhas, baterias e medicações vencidas, visita comunitária à horta, visita à horta com as crianças internadas nas enfermarias do Hospital e horta hospitalar na escola.

O HRPM é um órgão da rede de saúde pública do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública. A unidade presta assistência de média e alta complexidade para mais de 325 mil habitantes dos municípios vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (CRS).

Serviço: O Hospital Regional Público do Marajó está localizado na Avenida Rio Branco, nº 1.266, bairro Centro, Breves. Mais informações: (91) 3783-2140 / 3783-2127. 

Texto: Pedro Amorim - Ascom/HRPM