Centro de Comando e Controle Móvel agiliza registro de ocorrências em Ajuruteua
A Segup prossegue a Operação Verão até a segunda-feira (5), em mais de 90 localidades, com um efetivo de 5,6 mil agentes de segurança
Com objetivo de agilizar as ocorrências geradas pelos tridígitos 190 e 193, o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) é um das estratégias da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) na Operação Verão 2024, na praia de Ajuruteua, distrito de Bragança. O Centro é equipado com espelhamento do videomonitoramento das 13 câmeras instaladas no município, posto de atendimento de urgência e emergência e despacho via rádio para viaturas da área.
Além de todo o aparato, uma equipe da Polícia Civil, com delegada, investigador e escrivão, atende às vítimas de delitos cometidos na praia e orienta sobre vários procedimentos. Até este domingo (28), foram registrados cinco ocorrências, sendo um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e demais boletins de ocorrência por poluição sonora pela Polícia Civil somente no CICCM.
A ativação do Centro Integrado desde o dia 20 de julho, explicou o coordenador, coronel Wellington Magalhães, tem como objetivo permitir um veraneio tranquilo para quem busca a localidade.
“Durante o mês de julho, a operação “Verão 2024” foi realizada com o objetivo de garantir a tranquilidade e segurança dos veranistas que frequentam as praias. Em Ajuruteua as autoridades empenharam esforços para promover um ambiente pacífico e protegido, visando proporcionar momentos de lazer e diversão sem preocupações. Nosso Centro Integrado Móvel está a postos para atender possíveis ocorrências até o final da operação”, informou o coordenador.
Desde o dia 18 até este domingo (28) o CICC Móvel, a partir da plataforma Sinesp/CAD (Central de Atendimento e Despacho), registrou 19 ocorrências, a maioria por perturbação da tranquilidade/poluição sonora. Equipes da Polícia Militar em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Bragança fiscalizaram a partir das 19h no sábado (27), estabelecimentos e locais com som automotivo ou as famosas “carretinhas”, com excesso de volume alto.
Em Bragança, agentes fazem policiamento ostensivo, ordenamento do trânsito, fiscalização de estabelecimentos comerciais e prevenção nas praias.
A Segup, à frente dos demais órgãos de segurança, prossegue a Operação Verão até a segunda-feira (5), em mais de 90 localidades, com um efetivo de 5,6 mil agentes de segurança.