Ações de fiscalização e controle seguem na praia do Atalaia, em Salinópolis
Operação foi intensificada pelos órgãos de segurança para dar cumprimento também à decisão judicial deferida pela vara criminal de Salinópolis em proteção ao Monumento Natural Atalaia (MONA
A operação “Verão 2024” segue no penúltimo final de semana com fiscalização e manutenção da segurança em balneários e praias do Estado. Em Salinópolis, nordeste paraense, um dos destinos mais procurados, os órgãos do Sistema de Segurança sob supervisão da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) seguem trabalhando para garantir o bem-estar de banhistas e turistas neste sábado (27).
Mobilizando cerca de 5,6 mil profissionais de segurança pública, o Estado segue presente com ações ostensivas, no trânsito, de fiscalização em combate à poluição sonora e a qualquer ação criminosa em 92 localidades paraenses. Pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), instalado na Praia do Atalaia, ao lado do atalho da Sofia, em Salinópolis, a Segup e demais órgãos concentram as atividades operacionais.
De acordo o secretário adjunto de Gestão Operacional (Sago/Segup), Luciano de Oliveira, os órgãos estão atuando concatenados em mais um final de semana para coibir a prática criminosa.
“A operação está sendo desenvolvida com atuação integrada dos órgãos de segurança pública do Estado em mais de 92 municípios, contando com o reforço de mais de 5.600 agentes, distribuídos nos lugares que já são conhecidos como destinos dos paraenses no períodos de férias escolares. Em Salinas, nossas equipes também estão reforçadas com o planejamento montado para que tudo possa se realizar de forma segura, contando assim com fiscalização e monitoramento 24h, para que todos possam aproveitar o veraneio paraense com tranquilidade”, ressaltou Luciano de Oliveira.
Combate a poluição sonora
Iniciando na sexta-feira (26), a ‘Patrulha do Silêncio’, fiscalização integrada que visa combater o uso de sons automotivos acima do limite previsto em lei, seguiu reforçada neste sábado (27), desde 5h, com comboio realizando varredura na faixa de areia.
As ações foram intensificadas pelos órgãos de segurança para dar cumprimento também à decisão judicial deferida pela vara criminal de Salinópolis em proteção ao Monumento Natural Atalaia (MONA).
De acordo com o relatório da Central de Atendimento e Despacho instalado no CICC, o número de ocorrências por perturbação da tranquilidade entre 18h do dia 26 e as 6h do dia 27 aumentou em mais de 220% em relação ao mesmo período dos dias 19 e 20. Todas as ocorrências geradas foram verificadas e dirimidas pelas equipes policiais em Salinópolis.
Ocorrências
Pela manhã, a fiscalização integrada pela Polícia Militar, Polícia Civil, Departamento de Trânsito e Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) que percorre a extensão da praia do Atalaia atuou em duas ocorrências, ambas de trânsito.
Na primeira, um condutor foi identificado realizando a prática do "zerinho", manobra perigosa em que o motorista faz giros com o veículo em alta velocidade. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a infração prevê autuação com remoção do veículo e até prisão.
O condutor evadiu-se do local e o veículo foi encaminhado para o pátio de retenção. Em outra ocasião, os agentes detectaram um veículo sem condutor com indícios de abandono como prevê o artigo 279-A do CTB.
Como a maré estava subindo e nenhum condutor estava apto a retirar o veículo, o mesmo foi retirado pelo Detran. No momento da remoção, um dos passageiros desacatou a guarnição e a mesma deu voz de prisão, apresentando o veículo e o indivíduo na delegacia de Polícia Civil. Um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo desacato foi lavrado e a infração administrativa efetuada.