Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Cine da Pediatria muda rotina de crianças internadas no Pronto-Socorro Dr.Roberto Macedo 

Por Governo do Pará (SECOM)
26/07/2024 20h11

Cinema, pipoca, alegria e descontração. Assim foi o final da tarde de hoje (26), no auditório do Pronto-Socorro Dr.Roberto Macedo, localizado na avenida Augusto Montenegro, em Belém, onde aconteceu a primeira sessão do Cine da Pediatria, com a presença de cerca de 10 crianças, acompanhas pelos seus pais. 

O primeiro Cine da Pediatria levou aos pacientes da unidade de internação, a animação "Luca", um filme que entre outros temas, fala sobre amizade e também traz reflexões sobre autoconhecimento, coragem, poder genuíno das relações, aceitação das diferenças e sobre as consequências dos extremos – do abandono à superproteção familiar.

Para a paciente Krícia Dandara Rodrigues da Conceição, de 11 anos, moradora do distrito de Icoaraci, uma das crianças mais concentradas da sessão, a mensagem que mais chamou a sua atenção no filme foi sobre a amizade entre o personagem Luca e seu amigo Alberto. Ela explica que do filme ficou a lição de que é sempre importante ter cuidado com as amizades, pois nem sempre elas passam bons ensinamentos. 

"O Luca desobedeceu a sua mãe e foi pra um local onde não deveria ir. Lá em cima ele encontrou um amigo que não foi uma boa influência para ele. Esse amigo orientou o Luca a fazer coisas que não agradavam muito a mãe dele, nem ele, pois se sentia muito mal com isso. Porém, ele acabou encontrando uma amiga que o ajudou em todas as dificuldades que ele tinha. O filme deixou uma moral: que devemos obedecer os nossos pais, e ter cuidado na hora de escolher os nossos amigos. Precisamos escolher amizades com pessoas que são certas. Gostei muito do filme, da mensagem e dos lanches", destaca a paciente.

A mãe de Dandara, Wyliene Keyte Rodrigues também opinou sobre o evento, destacando que apesar de ter gostado de todos os lanches servidos, a mensagem também foi o que mais lhe chamou atenção. Pipoca, suco, salada de frutas, tudo muito gostoso, mas a mensagem com certeza agradou pais e filhos", disse.

Davi Pereira de Oliveira, do município de Vigia, nordeste paraense, já conhecia a história do Luca da animação exibida, mas confessou que ter assistido mais uma vez o deixou feliz.

"Quando eu vi que era o filme do Luca, que eu já tinha visto, eu fiquei muito feliz, pois esse filme me deixou boas lembranças quando vi pela primeira vez. Dessa vez, além de pipoca, gostei dos lanches, mas da próxima vez, não coloquem mamão na salada de frutas ", disse Davi, enquanto sorria.

Conforme a Analista de Humanização, Natalina Moraes, o Projeto Cine da Pediatria foi pensado carinhosamente, com objetivo de entreter as crianças internadas no PSRM, levando às crianças um pouco de distração, ludicidade, (pintura de desenhos relacionados ao filme), que fará parte de outra atividade do Grupo de Trabalho de Humanização e, principalmente, uma reflexão positiva para as crianças, sobre o tema do filme.

"O primeiro filme exibido em formato de cinema no auditório do hospital,traz ma mensagem de amor, empatia, união e principalmente o ensinamento da importância de saber respeitar "as diferenças",  pois, todos temos nossas diferenças e  capacidades. E isso é humanizar: abraçar, acolher, incluir o outro nos processos de cuidado e cooperação mútua", destaca a analista.

O diretor-geral do PSRM, Carlos Vinícius Ribeiro, destaca que os eventos para as crianças do PSRM irão acontecer com regularidade para proporcionar um ambiente leve, descontraído, mesmo que o ambiente seja hospitalar, onde as crianças estão vivenciando um momento de adversidade.

"É extremamente importante tirar essa ideia de peso do ambiente hospitalar; de que hospital é ruim, principalmente para criança. Nessa ações voltadas para humanização, as crianças ficam à vontade, interagem, e proporcionamos um pouco do que elas vivem com as suas famílias. Hoje, além da sessão de cinema com tradicional pipoca, elas lancharam, conversaram, sorriram, e tiveram uma rotina parecida com o que é considerado às crianças da idade delas. É isso que queremos; que a rotina não seja pesada só por estarem em um hospital. Queremos proporcionar esses momentos sempre, e no caso do Cine Pediatria, serà às sexta-feiras, pois sabemos que essas ações interferem não só na qualidade no atendimento, mas também no tempo de internação, pois reflete em um melhor resultado na terapia clínica delas", enfatiza o diretor-geral.

PS Dr. Roberto Macedo

O Pronto-Socorro Dr.Roberto de Macedo, unidade hospitalar administrada pelo Instituto ACQUA, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Estado do Pará (Sespa), tem 28 mil metros quadrados de área, estruturada para atendimento de urgência e emergência 24 horas, à população que faz parte do perfil assistencial da unidade. 

Perfil assistencial e área de abrangência do atendimento

O Pronto Socorro Dr. Roberto Macedo atende crianças e adolescentes com até 14 anos incompletos (13 anos, 11 meses e 29 dias), na área que  compreende a Região Metropolitana de Belém (RMB), sobretudo dos bairros do entorno, como Bengui,  Mangueirão, distritos de Icoaraci e Outeiro, sem necessidade de encaminhamentos da Atenção Básica. 

A unidade de saúde também presta assistência a esse perfil de usuário (crianças e adolescentes) encaminhados para tratamento no hospital, enquanto referência pediátrica. Outro perfil assistencial do PS, diz respeito ao atendimento de adultos encaminhados via Sistema Estadual de Regulação (SER) para leitos de Terapia Intensiva (UTI) em tratamento clínico, além de  cirurgias das especialidades médicas, de cirurgia geral e vascular.

Texto: Joelza Silva