HRBA reforça consciencialização e prevenção do câncer de cabeça e pescoço
Especialista reforça o quanto é importante realizar o diagnóstico precoce e buscar ajuda médica. A descoberta no estágio inicial aumenta a chance de sobrevida em até 90%
Conscientizar e prevenir o câncer de cabeça e pescoço, este é o objetivo da campanha "Julho Verde", apoiada pelo Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, no oeste do Pará. Nesta sexta-feira, 26, uma palestra sobre a temática envolveu profissionais, pacientes e acompanhantes.
Para Débora Pereira, cirurgiã de cabeça e pescoço, é sempre importante realizar o diagnóstico precoce, buscando sempre ajuda médica. A descoberta no estágio inicial aumenta a chance de sobrevida em até 90%.
"É importante justamente disseminar a informação para os pacientes saberem quais os sinais precoces do câncer e obter o diagnóstico o mais rápido possível, diminuindo os traumas do tratamento. As pessoas precisam desse conhecimento para saber do que devem suspeitar e procurar ajuda", explica a médica.
Patrícia Mineiro, médica do setor de radioterapia do HRBA, destaca a importância da equipe multiprofissional tanto na prevenção quanto no tratamento, que vão do odontólogo que pode observar sintomas inicias, quanto dos médicos que acompanham as sessões de radioterapia.
"Cabeça e pescoço são áreas em que os pacientes oncológicos necessitam de reabilitação envolvendo fonoaudiologia, fisioterapia, nutricionistas e na prevenção temos também os odontólogos que nos ajudam a investigar lesões pré-cancerígenas", esclarece.
Natural de Alenquer, Olavo Carneiro passou a suspeitar da rouquidão persistente. Fumante por 30 anos, ele descobriu que tinha câncer na laringe e que vem superando com o apoio da família. "Não havia outros sintomas além da rouquidão. Mesmo assim procurei o médico e busquei atendimento em Belém, quando recebi o diagnóstico. Fiz cirurgia, passei por 28 sessões de radioterapia e hoje sigo fazendo o acompanhamento", conclui o paciente.
Tratamento - Pode exigir intervenção cirúrgica, mas pode ser necessário sessões de radioterapia e quimioterapia. Tudo depende do local, da gravidade e do estágio do tumor, da idade e das condições de saúde do paciente.
Os fatores de risco estão ligados ao tabagismo e consumo exagerado de álcool. Outro fator é representado pela infecção pelo HPV, que também pode ser a causa da doença.
Serviço - Localizado no oeste do Pará, o HRBA é referência em média e alta complexidade e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.
A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica localizada na Avenida Sérgio Henn, 1.100, bairro Diamantino, em Santarém.