Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo investe para aperfeiçoar práticas assistenciais
O objetivo é manter a equipe profissional sempre capacitada para oferecer o melhor atendimento aos usuários da unidade de saúde do governo do Estado
Profissionais em treinamento sobre Aspiração de Vias AéreasProfissionais do Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), em Belém, participam de uma série de treinamentos na área de assistência aos pacientes, iniciada em maio. Conforme a enfermeira do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Gilvana Moraes, as capacitações permitem que o trabalho seja feito com mais qualidade, melhorando as práticas assistenciais. Também visam solucionar desafios do trabalho em equipe, com relação à comunicação, normas ou regulações, entre outros, que repercutem positivamente na assistência à saúde dos pacientes.
Entre os temas abordados estão Transporte Intra e Extra Hospitalar com Ênfase na Prevenção do Risco de Queda; Balanço Hídrico; Gasometria; Manejo Adequado na Distribuição de Dietas Enterais e Suplementos Via Oral; Boas Práticas para Obtenção do Acesso Venoso e Vias de Administração; Aspiração de Vias Aéreas; Nutrição Parenteral; Gases Medicinais; Segurança do Trabalho NR 32 e Manejo Adequado com Dieta Enteral Sistema Fechado.
"Com o planejamento anual, os líderes das áreas verificam junto com a equipe a necessidade de treinamentos específicos para cada setor. As capacitações ajudam não só na melhor execução das atividades dos profissionais, como ampliam o conjunto de suas habilidades, preparando-os para assumir desafios mais complexos no futuro", destaca a enfermeira Gilvana Moraes.
O fisioterapeuta Leonardo Pacheco ministrou o treinamento "Aspiração de Vias Aéreas", na quinta-feira (25), para enfermeiros e técnicos em Enfermagem do Pronto-Atendimento Pediátrico. O treinamento desta sexta-feira (26), sobre o mesmo tema, reuniu também médicos e fisioterapeutas.
Em pediatria, a aspiração de vias aéreas é um procedimento rotineiro para mantê-las livres de qualquer obstrução, especialmente secreções. O treinamento é indispensável em unidades hospitalares, principalmente quando são referências em Pediatria, como o PSRM.
Urgência e emergência - "É essencial treinar a equipe para deixá-la preparada, da melhor forma possível, na atuação em intercorrências, tendo em vista o fato de sermos um Pronto-Socorro, e por isso a equipe precisa estar constantemente treinada, atualizada e preparada para receber os pacientes e prestar o atendimento necessário e adequado às situações de urgência e emergência", explicou Leonardo Pacheco.
A gerente de Enfermagem, Ane Francy Araújo, assegurou que os treinamentos e capacitações no Pronto-Socorro são essenciais para o estabelecimento das instruções e métodos de trabalho, visando à qualidade da assistência. "Para isso, a gente faz constantes atualizações dos conhecimentos dos profissionais, para que atuem de forma segura, levando em consideração os protocolos do Ministério da Saúde", enfatizou.
Segundo o diretor-geral do PSRM, Carlos Vinícius Ribeiro, os treinamentos são necessários para a qualificação da equipe e o resultado do atendimento oferecido ao paciente. "É muito importante que os treinamentos sejam realizados periodicamente, que tenham impacto na assistência, para que todos os funcionários e colaboradores estejam capacitados a fazer um atendimento de qualidade, para que esse paciente entre com a sua enfermidade, mas que saia dela curada, sem uma nova, que tenha sido adquirida por um procedimento realizado de forma adequada. É muito importante que todo o treinamento seja feito de forma eficaz, para que esse paciente tenha o melhor atendimento possível", reforçou.
O Pronto-Socorro Dr. Roberto de Macedo, unidade hospitalar administrada pelo Instituto ACQUA, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Estado do Pará (Sespa), tem estrutura para atendimento de urgência e emergência 24 horas.
Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo reforça o atendimento de urgência e emergência na Região Metropolitana de BelémPerfil assistencial - O Pronto Socorro Dr. Roberto Macedo atende crianças e adolescentes com até 14 anos incompletos (13 anos, 11 meses e 29 dias), oriundos da Região Metropolitana de Belém (RMB), sobretudo dos bairros do entorno, como Bengui e Mangueirão, e os distritos de Icoaraci e Outeiro, sem necessidade de encaminhamentos da Atenção Básica.
A unidade de saúde também presta assistência a esse perfil de usuário (crianças e adolescentes) encaminhados para tratamento na unidade de referência pediátrica. Também atende adultos encaminhados, via Sistema Estadual de Regulação, para leitos de Terapia Intensiva (UTI) em tratamento clínico, e ainda para cirurgias nas especialidades geral e vascular.
Texto: Joelza Silva - Ascom/PSRM