Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CELEBRAÇÃO

Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação destaca importância do trabalho do pediatra

A unidade do governo do Estado oferece acompanhamento integral às crianças desde os primeiros meses de vida

Por Pallmer Barros (CIIR)
26/07/2024 16h39

Neste sábado (27), quando é celebrado o Dia do Médico Pediatra, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, reforça seu compromisso com a qualidade de vida das crianças acolhidas e assegura o direito ao serviço em saúde pública centrado na pessoa, desde os primeiros meses de vida, sendo a especialidade “porta de entrada” para prevenção e acompanhamento de várias patologias que acometem usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Pediatra Alan Contente destaca os cuidados preventivos com a saúde infantil, principalmente a vacinaçãoO pediatra do CIIR, Alan Contente, destaca a importância desta especialidade para o acompanhamento de crianças, e pontua a rotina de consultas que os pais devem realizar com os filhos, principalmente nos primeiros anos de vida.

“Durante a consulta é checada a caderneta de vacina, para saber se está em dia. É medido o peso e a altura, analisando se estão adequados para a idade da criança. É errado ir ao médico apenas quando há sintomas de doenças, passando muitas vezes alheio ao que tem de mais importante nesta faixa etária, que é a prevenção primária da saúde por intermédio de vacinações e orientações para hábitos de vida saudáveis, como a alimentação correta”, ressalta o especialista.

Realizando o primeiro atendimento no CIIR, a menina Sophia Silva, 9 anos, é sempre incentivada pelo pai, Emanoel Silva, 27 anos, a cuidar da saúde. “Eu e a mãe dela sempre tivemos esse cuidado de monitorar a saúde da Sophia. Recentemente, a levamos ao fonoaudiólogo. Há sempre preocupação em estar atualizando a carteira de vacinação, porque é um ato que promoverá saúde e bem-estar a ela, no futuro. O pediatra é importante no quesito desenvolvimento da criança, pois nós, pais, temos dificuldades de compreender, e o médico nos auxilia a estarmos acompanhando o crescimento de forma correta”, frisa Emanoel.

Sophia Silva durante acompanhamento no CIIRProcedimentos – Durante a consulta, quando há diagnóstico de doença, o Centro de Reabilitação garante todo o acompanhamento. “Desde a solicitação de exames ambulatoriais para a prevenção de doenças a encaminhamento para subespecialidades da pediatria, como neuropsiquiatra, gastroenterologia, alergologista e cardiologista. Portanto, o CIIR oferta todo um suporte em saúde para o acompanhamento das crianças paraenses, com ou sem diagnóstico”, destaca o médico.

Rotina de consultas, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP):

Idade da criança                              Quantidade mínima de consultas 

5, 15 e 30 dias                                 3 vezes, dentro de 30 dias

2 meses até 6 meses                       1 vez por mês

A partir de 7 meses                         1 vez a cada 2 meses

A partir de 2 anos                            1 vez a cada 3 meses

A partir de 6 anos                            1 vez por semestre

De 7 anos a 12 anos                         1 vez por ano

Referência - O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço - O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/ 58 /59.