Governo do Estado entrega nova ala obstétrica para população de Salinópolis
Unidade recebe uma estrutura moderna e mais segura, permitindo que grávidas recebam atendimento humanizado durante e após o parto
As jovens mães Maria de Oliveira (à direita) e Sueli Costa e seus bebês já nascidos no Hospital Regional, em SalinópolisO governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), entregou, nesta sexta-feira (26/07), a nova ala obstétrica do Hospital Regional Dr. Olympio Cardoso da Silveira (HRS), em Salinópolis, região nordeste do Estado. O espaço passa a ter um Centro de Parto Normal, com três quartos PPPs (pré-parto, parto e pós-parto), sendo um deles com banheira, além de uma enfermaria com cinco leitos.
“Nós estamos ampliando o Hospital Regional de Salinópolis, entregando uma ala especializada em obstetrícia. E avançando para que a região do Salgado possa ter estrutura de saúde, garantindo com que Salinópolis atenda aos seus munícipes, aos seus moradores, mas também esteja preparado para o incremento populacional em face ao perfil turístico do município. O Hospital Regional sendo reforçado, estruturado, é saúde de qualidade para a população de Salinópolis”, afirmou o governador Helder Barbalho.
A nova está de acordo com as diretrizes exigidas pelo Ministério da Saúde( MS), e oferece um ambiente acolhedor para a assistência humanizada às gestantes que desejam o parto normal. A reconstrução incluiu a troca de pisos, pintura das paredes, instalação de novas esquadrias nas portas, banheiros adaptados para uso de pessoas com mobilidade reduzida, além de uma bancada de higienização do bebê e posto de enfermagem para assistência às parturientes.
Para Ivete Vaz, titular da Sespa, “a entrega da nova ala obstétrica do Hospital Regional Dr. Olympio Cardoso da Silveira em Salinópolis, é mais um exemplo do compromisso do Governo do Estado em garantir acesso a serviços de saúde de qualidade para todos. Com esta nova estrutura, estamos descentralizando o atendimento às gestantes da região do nordeste do Pará, proporcionando um ambiente seguro e humanizado para o parto. Esse é um avanço significativo na nossa missão de oferecer um cuidado integral e digno às mulheres da região ", declarou.
Assistência - Com atendimento de urgência e emergência, ambulatorial e hospitalar, o Hospital Regional de Salinópolis é referência nas áreas de clínica médica, pediatria, obstetrícia e cirurgia geral.
A dona de casa Sueli Costa teve sua bebê Isadora há dois dias na unidade hospitalar e se impressionou ao conhecer a estrutura da nova ala obstétrica. “Achei muito bonito. Esse espaço vai ser bom para a população da nossa cidade”, declarou Sueli.
Maria Amador também passou recentemente por um parto na unidade. Para ela, o atendimento recebido no hospital foi essencial para um parto seguro e tranquilo. “O atendimento daqui é muito bom. E agora terá uma sala muito boa para que as mulheres tenham seu bebê”, disse Maria.
Entregas - Ainda durante o mês de julho, o governo do Estado fez outras importantes entregas na área da saúde para a população de Salinópolis, como a nova Agência Transfusional, equipada com uma estrutura moderna e completa para garantir o fornecimento seguro e adequado de sangue.
Além disso, um novo tomógrafo foi entregue para a região, com capacidade para atender 600 pacientes por mês.
Com informações de Bianca Botelho / Ascom Sespa