Estado reduz homicídios em 41% e aumenta fiscalização no 3º final de semana de julho
Operação Verão 2024 promove o trabalho integrado de segurança pública em praias e demais balneários mais procurados durante o veraneio
A Operação Verão 2024 prossegue em mais de 90 localidades no Pará e registra, no terceiro final de semana de julho, a queda de 41% no número de homicídios, em comparação ao mesmo período do ano passado. O resultado parcial, divulgado na manhã desta quarta-feira (24), pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Secretaria-adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), destaca ainda reduções em outras modalidades de crime e mais de 3 mil fiscalizações nas praias e demais balneários com grande fluxo de pessoas nesta época do ano.Centro de Comando da Segup em Salinópolis
Foram computados 16 homicídios, enquanto no mesmo período de 2023 o número de casos chegou a 27 em todo o Estado, o que comprova a redução de 41%. O Pará registrou também queda nos crimes de importunação sexual (25%) e de perturbação do sossego (6%), quando comparados ao terceiro final de semana de julho do ano passado.
Ações específicas - Para o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, as reduções nos crimes são frutos de um trabalho ostensivo e de conscientização, realizado pelas forças de segurança para executar, de forma específica, as ações desenvolvidas durante o verão amazônico.
Agentes do Graesp atuam na Operação Verão integrada“A Operação Verão 2024 prossegue para atender todas as demandas de segurança necessárias para garantir mais tranquilidade à população durante esse período. Estamos caminhando para o último final de semana, e no terceiro tivemos um balanço muito positivo. Continuamos reduzindo a criminalidade em várias modalidades, e tudo isso é fruto de um trabalho ostensivo e preventivo, além de orientações e fiscalizações necessárias para que todos possam ter mais consciência e segurança durante as diversões no mês de julho”, disse Ualame Machado.
Produtividade - As ações integradas realizadas pelas forças de segurança resultaram, até o momento, em 3.181 fiscalizações em bares, restaurantes, casas noturnas e estabelecimentos comerciais; 17.155 abordagens e 256 prisões.
O combate ao tráfico de drogas também conta com ações ostensivas, resultando em 15.231 substâncias ilícitas apreendidas nesse período, além de 349 veículos removidos, 38 armas apreendidas e 8.183 abordagens a motocicletas. Foram recapturados ainda 11 foragidos da Justiça e recuperados três carros.
Agentes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) realizaram 7.323 autuações e 41 prisões por alcoolemia (álcool na corrente sanguínea).
“Nesse próximo final de semana as ações continuam em mais de 90 localidades, e contamos ainda com mais de 5 mil agentes envolvidos na Operação, que é uma das maiores operações executadas pela segurança pública. As forças de segurança integradas continuarão a empregar esforços para que todos possam curtir o veraneio com segurança e paz”, ressaltou o titular da Segup.
Entre os órgãos envolvidos na ação estão Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito (Detran), Polícia Científica do Estado (PCE), Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Centro Integrado de Operações da Segup (Ciop), Grupamento Fluvial de Segurança Pública (Gflu), Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) e órgãos das esferas municipal e federal.