Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MULTIVOZES

Editora da Imprensa Oficial entrega novas obras para Feira Pan-Amazônica do Livro

Editora Pública Dalcídio Jurandir iniciou a entrega das obras que terão lançamento no evento literário, de 17 a 25 de agosto, no Hangar em Belém

Por Julie Rocha (IOE)
24/07/2024 08h08

Em cerimônia realizada, na manhã desta terça-feira (23), o presidente da Imprensa Oficial do Estado, Jorge Panzera, e o coordenador da Editora Pública Dalcídio Jurandir, Moisés Alves, iniciaram a entrega de exemplares das obras que serão lançadas no estande da Imprensa Oficial do Estado, na 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, em Belém. A estimativa é que até o período do evento, de 17 a 25 de agosto, no Hangar, várias obras sejam entregues pela Editora da Ioepa.

A primeira obra intitulada "Marielle - Direitos Humanos e Antirracismo na Infância” é uma cartilha voltada para o público infantil, e tem como personagem Marielle, uma criança negra, filha de líderes comunitários que aprendeu na vivência familiar muitas coisas sobre enfrentamento ao racismo e várias outras formas de discriminação e compartilha com os colegas da escola que estuda.

O material é um dos instrumentos pedagógicos da Coordenadoria da Educação para as Relações Étnico-raciais (Coderer), da Secretaria Municipal de Educação (Semec), utilizado em toda a rede de ensino de Belém, desde maio de 2023, e produzido em parceria com o Instituto Paulo Fonteles de Direitos Humanos (IPFDH).

“Este trabalho de inclusão faz parte de um conjunto de instrumentos da Semec, em sintonia com a diretriz de uma educação emancipatória e libertadora para as nossas crianças”, declarou a titular da Semec, Araceli Lemos, que visitou a sede da Ioepa acompanhada da equipe responsável pela obra.

A segunda obra entregue, “As poesias da Mulher - caminhos da alma, laços familiares e desafios da sociedade”, do promotor de justiça do Ministério Público do Estado do Pará, Franklin Lobato Prado, tem 194 páginas com poesias que refletem uma visão íntima da força da mulher, laços familiares profundos e desafios sociais contemporâneos. 

“Como já tínhamos lançado, em 2023, o livro doutrinário “Os Direitos da Mulher”, pensamos em lançar desta vez um livro em forma de poesia defendendo várias situações em que a mulher denuncia a violência doméstica, falando sobre os dilemas, as dores, as paixões da mulher, ou seja, todas as reflexões da alma feminina estão dentro desse livro”, disse ele, ao informar que a obra será lançada no dia 12 de agosto, às 12h, na sede do MPPA, com show com Beatles Forever, durante o evento "Mulheridades".

Também foram entregues ao autor Sandro Arlan os exemplares do livro “Contos e Causos III”, com 167 páginas de contos sobre a temática “Mosqueiro: recanto de visagens e assombrações”. A obra foi premiada pelo edital 2023 de obras literárias e não ficção da Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP). “Neste livro trago 29 novos contos e causos de visagens e assombrações de Mosqueiro, entre eles, ‘Conversando com o compadre morto’, sobre  uma história que aconteceu na Baía do Sol; ‘O filho da cobra grande’ e ‘O sentinela do caminho’”, citou.

Jorge Panzera destacou a importância da criação da editora pública Dalcídio Jurandir, que permitiu o lançamento de quase 200 obras de autores paraenses, inclusive de obras que estavam fora de catálogo, trabalhos inscritos em editais públicos e em parcerias com outras instituições como as universidades. “Para mudar a sociedade, o conhecimento é fundamental”, afirmou Panzera, ao parabenizar os autores pelas produções. 

Segundo o coordenador da Editora Pública Dalcídio Jurandir, Moisés Alves, as produções e entregas dos exemplares, que irão para a Feira Pan-Amazônica, terão prioridade na lista de livros a serem impressos no parque gráfico da Ioepa e serão entregues até o início da feira, assim como a programação dos lançamentos no estande da Ioepa será anunciada em breve.