Hemopa e Seap promovem campanha de doação de sangue que pode beneficiar mais de 240 paraenses
Parcerias com instituições públicas como a Seap pode contribuir para o aumento de doações no hemocentro
A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), promoveu uma campanha de doação de sangue nesta terça-feira, 23, na sede da Seap, localizada na Avenida João Paulo II, no bairro do Marco, em Belém.
A iniciativa tem como objetivo receber mais de 60 bolsas de sangue, que pode ajudar mais de 240 pessoas em todo o Estado. As campanhas de verão realizadas em julho pelo Hemopa contam com a parceria de instituições públicas e privadas e buscam contribuir para a manutenção do estoque de sangue da hemorrede estadual.
Assistente social do Hemopa, Vanessa PimentelPara a assistente social do Hemopa, Vanessa Pimentel, que coordena 17 servidores do Hemopa que promovem a captação de doadores e a coleta de sangue, a parceria com instituições públicas como a Seap pode contribuir para o aumento de doações. "A Seap é uma grande parceira do Hemopa, pois eles mobilizam seus servidores, fomentam a cultura de doação e nosso objetivo é fortalecer o estoque de sangue neste período de férias escolares", afirma Vanessa.
"A gente costuma dizer e estimular as pessoas a doarem porque com uma bolsa de sangue a gente consegue atender até quatro pacientes. Então é um gesto realmente altruísta, solidário, que ajuda a preservar a vida de centenas de pacientes", reforça a assistente social.
Elainne Lobo - CAVS SeapA responsável pela Coordenadoria de Assistência e Valorização do Servidor (CAVS), Elainne Lobo, conta que a motivação maior foi conscientizar e tentar ganhar o maior número de voluntários para a causa. "Sabemos da importancia do Hemopa em atrair mais doadores. Temos muitos servidores aqui que já contribuíram na primeira ação, e estamos com expectativa que esse número aumente, pois aqui existem muitos interessados em doar", disse Elane.
A assistente social e funcionária da Seap, Marina Pinheiro, também aproveitou a ação para doar sangue.
Marina Pinheiro"Para mim é um ato de amor e uma demonstração de carinho com o próximo. Então me sinto realizada ao salvar vidas através da doação de sangue. Já doei várias vezes e continuo cuidando da saúde para poder ajudar cada vez mais", contou.
Parceria - Esta é a terceira ação de coleta de sangue realizada este ano entre servidores da Seap. A primeira ocorreu no mês de janeiro, na sede administrativa da Secretaria, quando foram coletadas 42 bolsas de sangue. A segunda ação ocorreu no mês de maio, na sede do Hemopa. Hoje a ação contou novamente com uma Unidade Móvel de Coleta de Sangue que ficou estacionada em frente ao prédio da secretaria, localizada na Avenida João Paulo II, bairro do Marco, em Belém.
A Seap tem contribuído significativamente nos últimos anos com a Fundação Hemopa em campanhas que envolvem seus servidores. Em novembro do ano passado, 22 integrantes do efetivo do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) doaram sangue no Hemocentro Regional de Castanhal.
Durante o período do curso de formação dos policiais penais aprovados no concurso público de 2022, também foi realizada uma campanha de coleta de sangue no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP).
"Já realizamos outras campanhas aqui e sabemos que é uma instituição que trabalha no viés da responsabilidade social, então falar sobre doação estimula os seus servidores a aderirem à causa doação de sangue", comenta Vanessa Pimentel.
Taise Mendes da Silva é servidora da Corregedoria da Seap e estava doando sangue pela primeira vez. Ela conta que recentemente o filho de uma colega de trabalho foi diagnosticado com leucemia e surgiu a mobilização na Secretaria para uma campanha interna de doação de sangue. A vinda da Unidade Móvel foi à oportunidade para ajudar na causa. Taise aproveitou para comentar sobre o ato de doar sangue.
"Acredito que não somente pelo abraço de uma causa específica, mas pelo que a gente tem acompanhado dessa colega, as divulgações dela os casos de inúmeras crianças adultos que estão passando por esse problema e dependem de algo tão simples, que não dói, que é tão rápido para ter uma manutenção de vida. Então a vida é tão importante e o gesto é tão pequeno comparado ao que eles vão ganhar que vale a pena", concluiu.
Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal); - Ter mais de 50 quilos; - Estar bem alimentado (não pode estar em jejum); - Dormir pelo menos 6 h nas 24 h anteriores à doação; - Não ingerir bebida alcoólica 12 h antes da doação; - Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres; - Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas. - Para quem teve Covid-19, pode doar sangue, depois de 10 dias após a cura.
Serviço - As instituições interessadas em estabelecer parcerias para promover a doação voluntária de sangue podem entrar em contato com a Gerência de Captação de Doadores de segunda a sábado, das 8h às 17h, pelos telefones: 3224-5048 ou 0800-280-8118.