Conferência de Agricultura Familiar do Salgado é aberta hoje em Castanhal
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) está garantindo apoio à realização das conferências com vistas à participação na 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (2ª Ceater). Das 12 conferências territoriais previstas, duas já foram realizadas: Baixo-Tocantins (11 e 12/11) e Transamazônica (18 e 19/11). Hoje (23) e amanhã (24) ocorre a conferência do Território do Salgado, em Castanhal. A conferência da Região Metropolitana será realizada no dia 1º de dezembro em Marituba, no escritório central da Emater, e as demais cumprirão um cronograma que se encerrará em Curralinho, no Marajó nos dias 15 a 17/01.
A 2ª Ceater será realizada de 12 a 14 de abril de 2016 com responsabilidade conjunta do Governo do Pará, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), e Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário (DFDA/Pa), sob coordenação do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS/Pa). A 2ª Ceater será uma etapa preparatória para a realização da 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (2ª Cenater) que, por sua vez, culminará com a reformulação da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater).
O lema da 2ª Ceater será “Ater, agroecologia e alimentos saudáveis",e o objetivo geral será definir estratégias e ações prioritárias para promoção da universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), pública e de qualidade, a partir dos diálogos e interações entre sociedade civil, governos e representações de agricultores familiares, baseados na Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater), e referenciados tanto no Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PNDRSS), quanto no Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo).
Para a realização da etapa estadual, serão eleitos 22 delegados estaduais que representarão o Pará na etapa nacional. A 2ª Ceater será composta por 200 delegados, sendo 159 eleitos e 15 natos; os demais serão convidados divididos entre a Sedap e a DFDA/Pa . Esses números respeitam a relação de 2/3 para a sociedade civil e 1/3 para o poder público; além da paridade de gênero, e percentuais de 20% de jovens e de populações tradicionais.