Projeto Biizu promove oficina de produção de texto em Icoaraci
“Na época que eu fazia ginásio, consegui bisbilhotar por debaixo da terra o trilho que passa debaixo de uma rua. Eu sei que o trem existia pelas histórias da minha mãe e da minha avó, que andaram muito de trem e pra elas era muito interessante”. O relato é de Maria Eliana Aleixo, 49, professora de educação infantil e participante da oficina de produção de texto do Projeto Biizu na Escola Técnica do Pará, em Icoaraci.
Produção de texto foi o segundo tema do circuito de quatro oficinas ministradas especificamente para as comunidades integrantes da Rota Turística Belém-Bragança. Nessa fase, os participantes trabalharam leitura, interpretação, entrevista e redação voltadas para internet. “A ideia é prepará-los para que eles possam ter um olhar melhor sobre o que está acontecendo ao redor deles, no cotidiano, e que eles consigam colocar isso no papel”, explica a jornalista Danielle Franco, ministrante da oficina e servidora da Secom.
“Como eu gosto de ler, estou achando muito interessante. A leitura é a base fundamental do conhecimento. Eu aprendi a procurar a informação certa no texto”, avaliou a aluna Carmelita Cruz, 38. Um dos exercícios propostos pela oficina foi fazer entrevistas com trabalhadores de cerâmica na orla de Icoaraci, buscando relatos sobre a época do trem e também sobre o cotidiano dos artesãos. “Acho muito bom fazer o resgate dessa história. A geração de hoje precisa se aprofundar e conhecer mais a história da sua cidade”, comentou a participante Maria Eliana.
Está prevista para a conclusão das quatro oficinas a construção de um blog administrado pelos participantes, com textos, fotografias e vídeos produzidos por eles mesmos durante o último mês. O objetivo é criar um banco de memórias sobre a época em que o trem Belém-Bragança existia, desenvolvendo a comunicação popular e comunitária dos 13 municípios que integram a Rota Turística.
Nesta terça-feira, 24, começa o módulo de "Audiovisual para Mídias Móveis", com o diretor e editor de vídeos Thiago Souza. Saiba mais sobre o Projeto Rota Turística aqui: http://agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=118674
SERVIÇO:
Oficinas do Projeto Biizu para Rota Turística Belém-Bragança
24 a 27/11: Audiovisual. Ministrante: Thiago Souza;
30/11 a 4/12: Mídias digitais. Ministrante: Pedro Hiraoka.
Das 14h às 18h, na Escola Estadual de Ensino Técnico do Pará, Icoaraci.