Instituto Confúcio na Uepa oferta cursos livres e para negócios de Mandarim
Estão disponíveis 50 vagas para o curso livre, distribuídas para alunos, docentes e servidores da Uepa; estudantes do ensino médio com mais de 15 anos e comunidade externa
O Instituto Confúcio, instalado na Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Belém, divulgou nesta segunda-feira (22) os editais referentes à realização do curso livre de Mandarim. Serão feitas duas seleções: o Edital 02/2024 é voltado para novos alunos, com oferta de 50 vagas, divididas em 32 para alunos, docentes e servidores da Uepa, 12 vagas para estudantes do ensino médio com mais de 15 anos, e seis vagas para a comunidade externa. As aulas serão nas segundas e quartas-feiras, em dois horários: das 10h30 às 12h, e das 14h às 15h30.
Já o Edital 03/2024 é voltado para o curso Chinês para Negócios, especificamente para alunos e professores dos cursos de Comércio Exterior, Relações Internacionais e Secretariado Executivo Trilíngue, da Uepa. As turmas ofertadas terão atividades nas terças e quintas-feiras, pela manhã, das 10h30 às 12h, e das 15h30 às 17h. As inscrições serão realizadas nos dias 5 e 6 de agosto de 2024, de forma online, pelo link https://paginas.uepa.br/institutoconfucio/
Aula de Mandarim no Instituto Confúcio: conhecimento para o cenário globalizadoFormação - De acordo com o diretor brasileiro do IC, Antonio Silva, "a oferta do curso para os discentes e docentes dos cursos de Comércio Exterior, Relações Internacionais, e Secretariado Executivo da Universidade do Estado do Pará vai ao encontro da formação deles não apenas para aprender uma nova língua, mas, objetivamente, capacitar para as atividades profissionais que o mundo globalizado exige".
As propostas dos cursos foram aprovadas pela gestão superior da Uepa, com o objetivo de aprimorar e intensificar as relações entre Brasil e China, bem como investir nas oportunidades de preparação dos alunos da Universidade para atender a demandas no campo comercial.
O IC também vai realizar um teste de nivelamento para interessados que já possuam algum conhecimento sobre Mandarim. O objetivo da prova é identificar o grau de proficiência do candidato para preencher uma das dez vagas para o 5º nível, que também serão ofertadas neste semestre.
Os interessados em fazer o teste de nivelamento podem se inscrever a partir de 8h de 22 julho até 12h de 5 de agosto. O exame será aplicado no dia 7 de agosto, às 14h, na sede do Instituto Confúcio, gratuitamente. Para o exame serão avaliadas as habilidades de leitura, escrita e interpretação auditiva em Mandarim.
Todas as aulas serão ministradas no Instituto Confúcio na Uepa - na Travessa Dom Pedro I, nº 519, bairro Umarizal - por professores nativos chineses. Para mais informações, entrar em contato com a secretaria do Instituto Confúcio via e-mail: [email protected].