Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Ilha de Mosqueiro tem movimentação intensa no terceiro final de semana de julho

Equipes de segurança desenvolvem ações ostensivas e preventivas e dão maior tranquilidade nestes finais de semana movimentados

Por Walena Lopes (SEGUP)
21/07/2024 18h06

O 3º final de semana de julho lotou as praias do distrito de Mosqueiro em Belém. A movimentação intensa exigiu esforço redobrado nas ações de segurança desenvolvidas por meio da “Operação Verão 2024”. Agentes das forças de segurança integradas realizam rondas nas praias e nas vias da Bucólica, visando a ordem pública no verão da Ilha bastante procurada pelos turistas paraenses.

No Centro Integrado da segurança, localizado na praia do Chapéu Virado, ao lado do Caramanchão, as equipes das forças de segurança se reuniram, na tarde deste domingo, 21, para saída às vias públicas da Ilha e para orla das praias. O foco é fiscalizar, orientar e coibir práticas criminosas.  

O tenente PM Melo, do 25º Batalhão de Polícia Militar, ressalta o trabalho dos agentes na área e explica as ações desenvolvidas durante mais um final de semana.

“Estamos atuando de forma intensificada nas ações desencadeadas pela “Ação Tolerância Zero” dentro das atividade da “Operação Verão”. As equipes estão distribuídas por cada região da Ilha, fazendo fiscalização de trânsito, especialmente quanto aos condutores de motocicletas para que não andem sem o capacete, assim como, as fiscalizações nos bares e restaurantes, e ainda, no combate a poluição sonora”, disse o tenente.

Prevenção e rondas ostensivas

Os agentes públicos orientam sobre o risco do de bebidas alcoólicas na condução de veículos, e também, fiscalizam motocicletas sem placas e condutores sem capacete. Nos bares e restaurantes, são feitas as fiscalizações quanto aos protocolos e documentações exigidas para o bom e regular funcionamento dos estabelecimentos. 

Nas praias, as ações procuram inibir a poluição sonora e o uso indevido de sons automotivos. São feitas também fiscalizações para garantir a proibição do uso de garrafas de vidro na faixa de areia e o uso indevido da linha de cerol, usada na brincadeira de soltar pipas e rabiolas.

“Fora todas as ações pertinentes às fiscalizações, agimos também contra a criminalidade aqui na Ilha, para que todos possam ter um veraneio seguro e sem transtornos”, finalizou o tenente PM Melo, do 25º batalhão de Mosqueiro. 

Efetivo - Mais de 400 agentes reforçam o efetivo, durante todo o mês de julho, no distrito de Mosqueiro. Entre os órgãos envolvidos estão a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito (Detran), Polícia Científica do Estado (PCE), Secretaria de Administração Penitenciária do Estado (Seap), Centro Integrado de Operações (Ciop), e, ainda, a Guarda Municipal de Belém e a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob).