Abelardo Santos recebe projeto para melhorar assistência aos recém-nascidos
Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) capacita profissionais a dar suporte para impedir mortes por parada respiratória
Renato Lima, especialista em neonatologia, explica procedimentos de reanimação e estabilização aos profissionais do AbelardoO Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Belém, recebeu, neste sábado (20), o projeto Estruturação de Salas de Parto e Implantação de Salas de Estabilização Neonatal em Regiões Prioritárias do Pará. A iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), busca aprimorar a assistência ao recém-nascido na hora do parto.
Este projeto é fruto de um acordo de cooperação técnica entre o Governo do Pará e a Opas, destinado a qualificar a assistência neonatal por meio de melhorias no atendimento ao recém-nascido durante o nascimento. Inclui a capacitação de profissionais e a adequação das salas de parto, além da implantação de salas de estabilização neonatal, especialmente em áreas mais remotas.
No HRAS, um dos temas abordados foi a reanimação e estabilização do bebê após o nascimento. A discussão foi conduzida pelo médico pediatra Renato Lima, representante da Opas e especialista em neonatologia e terapia intensiva pediátrica. Segundo o especialista, além de oferecer capacitação às unidades públicas de saúde, o objetivo é evitar e reduzir a mortalidade por asfixia no Estado.
Servidoras do Abelardo treinam técnicas de suporte com oxigênio para bebês com dificuldades respiratórias no nascimentoRenato enfatiza: “Obviamente, a mortalidade por esse tipo de situação é maior nas regiões mais remotas de qualquer estado brasileiro. Mas não podemos deixar de lado que essa situação pode acontecer tanto nas capitais como em Regiões Metropolitanas. Então viemos compartilhar conhecimento com esta que é a segunda maior e uma das mais importantes maternidades do Pará”, disse.
“Por exemplo, de cada dez bebês que nascem no Brasil, um precisa de suporte para respirar no primeiro minuto de vida. Entretanto, o número de recém-nascidos que necessitam desse suporte varia conforme a região. Estamos trabalhando para padronizar as condutas e os cuidados no nascimento, com estabilização imediata após a reanimação do bebê e transporte adequado”, informou o médico.
Importância - O Hospital Abelardo Santos, uma das maiores unidades de saúde pública do Pará, foi contemplado pelo projeto devido ao seu complexo obstétrico, que inclui PPP (Pré-parto, Parto e Pós-parto), Centro Obstétrico e Alojamento Conjunto, além de ser uma referência em urgência obstétrica. Participaram da oficina profissionais que atuam em sala de parto, com atividades teóricas e práticas.
Parte da programação foi organizado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do HRAS, que estendeu para a oportunidade de participação para representantes de outros Hospitais, como o Geral de Castelo de Sonhos (HGCS), Regional do Baixo Amazonas (HRBA), e Regional do Tapajós (HRT). “Ter essa parceria é um momento ímpar para as instituições”, garante a coordenadora do NEP, Jamilly Silva.
De acordo com a diretora assistencial Renata Oliveira, o treinamento permitirá que os profissionais de saúde que atuam no perfil neonatal estejam cientes das últimas diretrizes, protocolos e tecnologias. “Isso nos ajudará a mitigar erros e eventos, minimizar os riscos associados aos procedimentos clínicos e trará padronização e segurança à assistência ao recém-nascido”, afirmou.
Profissionais de neonatalogia do Abelardo durante a capacitação da Opas no processo de estruturação das salas de partoA titular da Sespa, Ivete Gadelha Vaz, destaca: "Através deste projeto, o Governo do Pará reafirma seu compromisso com a saúde pública, especialmente com a assistência neonatal. A parceria com a Opas e a capacitação contínua de nossos profissionais de saúde refletem nossos esforços para garantir que todos os recém-nascidos recebam um atendimento de alta qualidade e seguro desde o nascimento. Estamos determinados a reduzir a mortalidade neonatal e melhorar a qualidade dos serviços de saúde em todo o estado", declarou a Secretária.
HRAS - O Hospital Abelardo Santos é a maior unidade pública do Governo do Pará. A instituição é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Conta com um serviço de pediatria de urgência e emergência, além de leitos clínicos.
A unidade é referência no atendimento à mulher e à criança, em quatro frentes pediátricas: pronto-socorro, cirurgia, internação clínica e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além do acolhimento nas Unidades de Cuidados Intermediários (UCIn). A pediatria do HRAS está estruturada com 10 leitos de UTI, 25 leitos de clínica pediátrica e um pronto-socorro infantil, com atendimento 24 horas.