Capacitação alcança mais de 300 trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social
Em 2024, o objetivo principal das capacitações é atualizar e manter as competências necessárias ao desenvolvimento comum das funções e processos de trabalho no Sistema
Por meio de ações de capacitação, a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) atualiza técnicos municipais e garante a execução de atendimentos com qualidade nos 144 municípios do Estado.
Dentre as ações mais relevantes realizadas pela Secretaria, está o ‘Operadores do Suas’, que promove a qualificação permanente dos trabalhadores, gestores e conselheiros do Sistema Único da Assistência Social, regionalizada, a partir das diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente.
“O 'Operadores do Suas' oferece capacitações para quem está na ‘ponta’, quem de fato executa o trabalho nos CRAS, CREAS e unidades de acolhimento. Nossos técnicos vão até os municípios para executar as capacitações, mas, antes de tudo, estudam aquela região”, explica a técnica de gestão em educação permanente da Seaster, Arina Marques.
Arina ainda reforça que um dos principais objetivos da capacitação é oferecer uma formação personalizada, a partir das necessidades enfrentadas pela gestão de assistência social da região.
“Este é o grande impacto causado pelo ‘Operadores’ na política de assistência social. Nós trabalhamos em cima das reais necessidades e dificuldades que eles enfrentam em seus processos de trabalho. Isto, automaticamente, se reverte em aprendizado para saber operacionalizar um fluxo, realizar um atendimento humanizado e com qualidade para quem está na ponta”, conclui a técnica.
Em 2024, o objetivo principal das capacitações é atualizar e manter as competências necessárias ao desenvolvimento comum das funções e processos de trabalho no SUAS, oferecendo uma formação que conta com 40 horas/aula.
No primeiro semestre deste ano, mais de 300 trabalhadores e trabalhadoras do SUAS já participaram do curso, contabilizando mais de 45 municípios atendidos.
A Coordenadora de Gestão do Suas do município de Paragominas, Andreza Guedes, participou da última edição e falou sobre o legado de experiencias e conhecimento proporcionada pelo evento.
“O Operadores do Suas proporcionou atualizações importantíssimas referentes a metodologia e práticas eficazes para a política de assistência social. Mas, ele foi para muito além disso, proporcionando, também, o compartilhamento e a troca de experiências exitosas entre os municípios. Tudo isto com um objetivo único: realizar intervenções mais efetivas e maduras para nossos beneficiários”, completou Andreza.
Texto: Yuri Granha - ASCOM SEASTER