Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Hospital Geral de Tailândia reforça segurança em procedimento cirúrgico

O evento aprimorou os conhecimentos dos profissionais sobre as melhores práticas e protocolos para prevenção de infecções em ambientes cirúrgicos

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
19/07/2024 16h31

Cerca de 100 profissionais, entre enfermeiros e técnicos em Enfermagem que atuam no Hospital Geral de Tailândia (HGT), participaram nesta semana de capacitação em "Infecção de Sítio Cirúrgico". A iniciativa foi promovida pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), com o apoio do Núcleo de Educação Permanente (NEP) O objetivo foi aprimorar as práticas de controle de infecção relacionadas a procedimentos cirúrgicos, garantindo a segurança de pacientes e a qualidade dos serviços prestados.

A capacitação atualizou os conhecimentos dos profissionais sobre as melhores práticas e protocolos para a prevenção de infecções em ambientes cirúrgicos, além de estratégias para a identificação e o manejo adequado de casos.Os profissionais aprenderam a enfrentar os desafios do controle das Infecções de Sítio Cirúrgico 

Enfermeira do SCIH, Elizana Vasconcelos explicou que as Infecções de Sítio Cirúrgico (ISC) são decorrentes de complicações cirúrgicas. “Geralmente, elas comprometem qualquer tecido, órgão ou cavidade envolvidos na cirurgia, e causam um grande impacto na recuperação do paciente, podendo comprometer a qualidade da assistência à saúde. Por isso, é recomendado que elas sejam monitoradas com as ferramentas adequadas”, informou.

Ela ressaltou a importância dos protocolos adotados no HGT. “Essa capacitação permitiu que nossos profissionais estejam sempre atualizados e capacitados para enfrentar os desafios do controle de infecção junto aos nossos usuários. É fundamental que todos estejam cientes das melhores práticas e estratégias para prevenir e manejar infecções, garantindo a qualidade dos cuidados prestados aos nossos pacientes", reforçou Elizana Vasconcelos.

Estatística - Somente em 2023, o HGT realizou 3.592 cirurgias, entre cesáreas, cirurgias ortopédicas e cirurgia geral, com média de 10 procedimentos por dia. Elizana Vasconcelos disse que a média do índice de infecção hospitalar no primeiro semestre no HGT foi de aproximadamente 1,25%, com 1.853 cirurgias realizadas no mesmo período. Durante esse tempo, a unidade hospitalar implementou diversas melhorias para aprimorar a segurança e a qualidade dos serviços prestados.

Natalia Pereira, 29 anos, está internada na Clínica Cirúrgica do HGT após retirar a vesícula biliar, procedimento denominado colecistectomia. A paciente destacou a importância das iniciativas adotadas para segurança cirúrgica. “Na minha cirurgia estava um pouco apreensiva, mas deu tudo certo. Toda a equipe me atendeu bem antes, durante e após o procedimento, e também está me atendendo muito bem na internação. Acredito que as medidas que o HGT está adotando só agregam ao serviço oferecido pelo Hospital. Quanto maior o cuidado com o paciente, mais segurança para a cirurgia que ele vai realizar”, frisou a paciente.

Estratégias - Uma das mudanças significativas foi a substituição da antiga escovinha utilizada para a higiene das mãos pré-operatória. O método anterior, que demorava cerca de cinco minutos, necessitava de repetição entre diversas cirurgias, resultando em maior sensibilidade nas mãos dos profissionais devido ao uso contínuo da escova.

Recentemente foi adotado um novo produto, que reduz o tempo de higienização, é mais suave para a pele e elimina eficazmente a presença de micro-organismos. O novo produto é enriquecido com vitaminas, que promovem a hidratação da pele dos profissionais de saúde.

"Isso reflete diretamente na qualidade do atendimento prestado e na segurança dos nossos pacientes. Com essas melhorias e a contínua capacitação dos nossos profissionais, o HGT busca manter seus índices de infecção hospitalar sob controle, promovendo um ambiente mais seguro e saudável para todos”, reiterou a enfermeira do SCIH.

Com 51 leitos, o HGT dispõe de assistência de média complexidade garantida por uma equipe multidisciplinar, nas especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Ortopedia/Traumatologia, Radiologia, Anestesiologia e Cardiologia.

Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é um órgão do Governo do Pará, que funciona na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.