Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

CIIR aumenta em mais de 13% o atendimento aos usuários no primeiro semestre de 2024

Após a implementação do Cetea, houve um aumento de 13,68% no serviço disponibilizado, o equivalente a 23.073 a mais de usuários acolhidos

Por Pallmer Barros (CIIR)
19/07/2024 14h14

Exatos 191.721 atendimentos foram registrados nos primeiros seis meses de 2024 pela equipe multiprofissional do Complexo de Reabilitação do Governo do Pará, formado pelo Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), gestor do Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) e do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea). Neste período, a média semestral foi de 96% do nível de satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). 

No comparativo com o mesmo período de 2023, quando o CIIR promoveu 168.648 atendimentos, houve um aumento de 13,68% no serviço disponibilizado e que equivale a 23.073 a mais de usuários acolhidos, após a implementação do mais novo equipamento público, o Cetea, que iniciou os atendimentos em janeiro deste ano.  

"O aumento nos atendimentos do CIIR reflete nosso compromisso em oferecer serviços de saúde mais acessíveis e de alta qualidade. Esses resultados são fruto de um esforço contínuo para melhorar a assistência aos nossos usuários", declarou Ivete Gadelha Vaz, secretária de Estado de Saúde Pública.

Diante dos resultados significativos de atendimentos realizados pela equipe multiprofissional do CIIR, a diretora Executiva da instituição, Rejane Xavier, ressalta o compromisso e o engajamento do corpo funcional do Centro de Reabilitação como fator relevante para as conquistas de gestão.

"Agradeço o apoio e o empenho dos profissionais que primam pela qualidade, segurança e humanização dos atendimentos aos nossos usuários que dependem da Assistência do Sistema Único de Saúde. Estendo os agradecimentos ao suporte do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública, que contribui para a melhoria contínua dos serviços oferecidos aos nossos reabilitandos", destacou a gestora.

A reabilitação, principal serviço de saúde pública conduzido de forma centrada na pessoa, atingiu a marca de 103.611 planos terapêuticos executados. Logo em seguida, o Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT), que é uma modalidade de realização de exames complementares no cuidado da atenção básica e especializada, obteve a promoção de 40.973 usuários atendidos. 

Outros serviços de saúde que se destacam no conglomerado são o Ambulatório com 25.526; Centro Especializado em Odontologia (CEO) com 15.974, entre usuários atendidos e procedimentos realizados; Oficina Ortopédica com atendimento em Terapia Ocupacional e Fisioterapia, dispensa e manutenção de próteses, órteses e meios auxiliares de locomoção, além de próteses buco-maxilo-facial que geraram o número de 4.526 atendimentos. 

Soma-se ainda a oferta de Serviço Social que oportunizou 7.392 acolhimentos que totalizaram os 191.721 serviços de saúde garantidos e que são as principais estratégias da unidade para um atendimento de qualidade, que visa a plena recuperação dos usuários.

Entre os contemplados pelo serviço está Laura Sousa, de 10 anos, que há seis meses integra a reabilitação do CIIR. Neste período, a mãe, Ariane Sousa, 38 anos, celebra os ganhos conquistados pela menina com o suporte do planejamento terapêutico da equipe multiprofissional do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV). 

"Ela evoluiu muito depois que começou o acompanhamento aqui. Não tinha autonomia em algumas atividades básicas como por exemplo, a higiene pessoal e/ou no tratamento com as pessoas. Essa melhora ajudou no aprendizado na escola. Começou a conquistar boas notas, tudo com a ajuda dos profissionais do CIIR. Os números confirmam o belo trabalho desempenhado pelo Governo do Pará por intermédio do CIIR às Pessoas com Deficiência (PcD)", destacou a genitora. 

Referência - O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço - O CIIR é um órgão do governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042.2157 /58 /59.