Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Hospital de Clínicas Gaspar Vianna promove atividades ao ar livre para crianças com autismo

HC oferece acompanhamento para pacientes com TEA já atendidos no Hospital nas áreas de referência - cardiologia, nefrologia e psiquiatria

Por Governo do Pará (SECOM)
18/07/2024 17h48

Com o objetivo de desenvolver habilidades motoras, sensoriais e sociais, a equipe integrada da Terapia Ocupacional e do Serviço de Ambulatório do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém, realizou na manhã desta quinta-feira (18), na área externa do novo ambulatório, uma ação de cuidado ampliada para pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O projeto tem como objetivo  promover uma cultura de bem-estar e qualidade de vida para as crianças.

Ao promover atividades psicomotoras ao ar livre, o projeto proporciona benefícios significativos para o desenvolvimento das crianças, mostrando a importância de iniciativas que combinem saúde, bem-estar e diversão no ambiente terapêutico.

“Através do brincar, as crianças podem explorar e potencializar seu desenvolvimento neuropsicomotor, contribuindo significativamente para sua saúde mental e socialização”, explicou a terapeuta ocupacional Márcia Nunes.

Socialização - Ela informou que o novo projeto de atividades psicomotoras ao ar livre visa atender às necessidades específicas das crianças em saúde mental. “O principal objetivo é proporcionar um ambiente seguro e divertido para as crianças, permitindo que elas se socializem e desenvolvam suas habilidades motoras e sensoriais de forma natural e lúdica”, reiterou a profissional.Na companhia do 'Homem-aranha' as crianças se divertiram na cama elástica

Segundo Marcos Luiz Valente Barros, pai de Caio, 9 anos, o menino vem evoluindo com o acompanhamento no HC, que inclui atividades em terapia ocupacional e outras especialidades. “Eu tenho que agradecer, em primeiro lugar, a Deus por esse novo espaço, e também à doutora Márcia, que vem acompanhando o Caio”, disse Marcos, acrescentando que “o Caio vem evoluindo muito, e isso está dando uma qualidade de vida melhor para ele e na interatividade dele com as outras crianças. Isso faz com que a gente se sinta muito bem. Com relação, também, a esse apoio que o governo do Estado está dando a essas crianças, só gratidão”.

Atendimento - A instituição oferece acompanhamento para pacientes com TEA que já fazem atendimento no Hospital nas áreas de referência (cardiologia, nefrologia e psiquiatria), e que são encaminhados para as especialidades.

O Novo Serviço de Ambulatório Médico atende pacientes após alta do HC, do Serviço de Atendimento à Cardiologia e da emergência psiquiátrica, além de encaminhamentos pela Central Estadual de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa).

Serviço: O novo Serviço de Ambulatório Médico do HC funciona na Avenida Rômulo Maiorana, nº 1.717, entre as travessas Angustura e Barão do Triunfo, de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h.

Texto: Kelly Barros - Ascom/HC