Pará é primeiro lugar entre os estados do Brasil com melhor qualidade na informação criminal
Estudo divulgado pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, aponta o estado como o melhor entre os 27 estados da federação, na qualidade das informações criminais apresentadas
O Pará ocupa a primeira posição no ranking entre os estados que apresentam maior qualidade nos dados criminais, conforme o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024, apresentado no Fórum Brasileiro de Segurança Pública, nesta quinta-feira, 18, que analisa e estuda os dados criminais apresentados pelos 27 estados da federação com base, nos números divulgados e na transparência das ações de segurança pública.
O Pará conquistou a primeira colocação ficando à frente de outras federações, a exemplo do Piauí, Pernambuco, Ceará, Sergipe e Minas Gerais
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, destaca a relevância do estudo e a importância da confiabilidade dos dados para gerir e planejar, estrategicamente, as ações de segurança que apresentam resultados positivos no combate à criminalidade nos últimos seis anos.
"A análise e a interpretação dos dados de segurança pública são fundamentais para que possamos montar estratégias positivas na área de segurança. Inclusive, o que vem dando certo nos últimos seis anos é justamente um trabalho técnico, direcionado também, pelos dados e pela qualidade deles, que é um ponto fundamental. Hoje o Fórum Brasileiro de Segurança Pública publicou mais um estudo onde reconhece que os dados apresentados pelo Estado do Pará são os que apresentam a melhor qualidade do Brasil. Mais uma vez, somos destaque nacional, ocupando a primeira posição na qualidade dessas informações criminais, fruto não só dos profissionais capacitados, mas também de um trabalho sério que vem sendo feito no tratamento desses dados", disse o titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará.
Critérios e avaliação
O Pará garantiu a primeira colocação atingindo a média máxima de 20 pontos na maioria dos critérios de avaliação utilizados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública para a análise dos dados, sendo eles: conceito, informações registradas, informações perdidas, convergência, e ainda, transparência.
O Fórum Brasileiro de Segurança Pública trabalha esses eixos principais como base dos critérios para avaliar a qualidade dos dados, onde o Pará atingiu no seu conjunto o melhor índice, como explica o titular da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), delegado André Costa.
"Dentre os critérios avaliados pelo Fórum conquistamos a nota máxima no eixo Conceito, o qual a nossa secretaria obedece à risca a portaria do Ministério da Justiça com relação aos indicadores de criminalidade apresentados, assim como, no eixo de Informações onde com a reestruturação da Siac conseguimos ter uma melhor leitura para a consolidação dos dados, ou seja, todos aqueles dados que não são colocados no Boletim de Ocorrência, nós realizamos as buscas através de outras pesquisas para incluir informações como: idade da vítima, gênero e dados do local. Com isso, completamos todas as informações mesmo que não estejam nos registros, desta forma, o nosso dado vai qualificado e consolidado", ressalta André Costa.
O secretário destaca ainda a convergência e transparência das informações repassadas e o trabalho contínuo para aperfeiçoar e qualificar, ainda mais, os dados estáticos apresentados pelo estado.
"Realizamos ainda a consolidação dos dados com relação a outras fontes, a exemplo do DataSus, o qual acaba confrontando nossas informações, e principalmente, consolida após o inquérito estar concluído, gerando uma melhor qualidade do dado e uma maior fidedignidade ao fato. Por fim, temos a transparência, que já está disponível na plataforma do Portal da Transparência, no site da Segup, porém iremos nos adequar ainda mais colocando de forma ainda mais visível para que todos possam ter acesso às nossas informações, como orienta o Ministério da Justiça. No conjunto de todos os critérios, nosso estado alcançou a nota máxima, o que nos deixa muito satisfeitos, mas ao mesmo tempo, cientes do quanto ainda precisamos avançar para nos mantermos referência na qualidade da informação divulgada pelo nosso Estado", analisa o titular da Siac.
Transparência e confiabilidade
Não é a primeira vez que o Pará surge entre os estados brasileiros com maior e melhor credibilidade. Em 2022, o Estado surgiu no ranking como o segundo da federação a apresentar maior confiabilidade na transparência dos dados publicados, conforme a pesquisa realizada pela Ponte Jornalismo. Já em 2023, o Pará foi destaque também entre os oito estados do Brasil com a melhor transparência de informação, conforme estudo feito pelo Instituto Sou da Paz, do laboratório de dados Fogo Cruzado e Abraji. A pesquisa levou em consideração as informações disponibilizadas nos sites das Secretarias de Segurança Pública dos 27 estados do país.