CIIR encerra 'Colônia de Férias Inclusiva' com mais diversão às famílias assistidas
A programação contou com diversas opções de atividades que estimularam a criatividade com benefício ao cognitivo dos participantes
Após dias de programação, a "Colônia de Férias Inclusiva do CIIR 2024" foi encerrada nesta quinta-feira, 18, no Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), unidade Integrante ao Complexo de Reabilitação conduzido pelo Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém. As atividades lúdicas iniciaram no dia 8 de julho, no CIIR, e envolveram usuários, acompanhantes e profissionais da instituição.
“A Colônia mais uma vez obteve saldo positivo com a integralização dos reabilitando e familiares em meio aos atendimentos. Para promover experiências enriquecedoras, que favorecem a prática de acolhimento e promoção de bem-estar, o Setor de Arte e Cultura organizou a programação com diversas opções de atividades que estimularam a criatividade com benefício ao cognitivo dos participantes”, destacou Denise Morais, supervisora do Setor de Arte e Cultura.
Os usuários tiveram uma ampla programação que contou com atividades ao ar livre tendo jogos teatrais; banho de mangueira; contação de histórias com fantoches; pintura livre com tinta; caça ao tesouro; oficinas de Instrumentos Musicais, Artes Visuais e de Reaproveitamento de Alimentos; além da opção de sessão de cinema; saudação ao sol; pintura com textura; jogos teatrais; brincadeiras com bolha de sabão e jogos recreativos.
Permanecendo em Belém e continuará normalmente a prosseguir com o plano terapêutico, no Cetea, por este mês de julho, dentre as crianças que aproveitaram o último dia de Colônia de Férias foi a pequena Ana Ayla, 4 anos, que acompanhada da mãe, Aline Santos, de 39 anos, se divertiu entre um atendimento e outro.
“Não vamos viajar e, por isso, participar de momentos de lazer, é vantajoso para o seu acompanhamento; ela fez comunicação com outras crianças e isso ajuda bastante em sua socialização. Adorei a participação de minha filha. Agradeço ao CIIR por proporcionar essa programação inclusiva e lúdica”.
Estrutura - Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (UBS), acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez, encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual.
Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Cetea funciona na Rua Presidente Pernambuco, nº 489, bairro de Batista Campos. O CIIR está instalado na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000. Mais informações: (91) 4042-2157/ 58 / 59.