Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO

Hospital Metropolitano capacita profissionais que atuam na Brigada de Incêndio

A formação reforça a segurança para pacientes, acompanhantes e profissionais da unidade hospitalar, que pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará

Por Alberto Dergan (HMUE)
18/07/2024 13h45

O treinamento envolve mais de 100 profissionaisReferência no Pará em atendimento a vítimas de traumas complexos, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, também investe para prevenir sinistros, que podem colocar em risco pacientes, acompanhantes e os profissionais que atuam na unidade.

Durante o mês de julho, mais de 100 profissionais, de diversas áreas da unidade, fazem treinamento para aprimorar as técnicas de primeiros-socorros, resgate de vítimas e combate a incêndio. O curso, voltado para integrantes da Brigada de Incêndio do HMUE, conta com aulas teóricas e práticas.

Os treinamentos de requalificação e formação da Brigada de Incêndio ocorrem anualmente, em calendário definido pelo Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) do Hospital.

Proteção - "Entendemos que é fundamental que os colaboradores estejam prontos para agir com eficácia e rapidez em emergências. A formação da Brigada de Incêndio no Hospital Metropolitano assegura que temos uma equipe treinada e capacitada para proteger vidas e minimizar danos em caso de incidentes. Dessa forma, o curso é vital para garantir que todos saibam exatamente como proceder, aumentando a segurança dos usuários”, disse o diretor Assistencial, Clóvis Guse.

Alice Neves, técnica em Enfermagem e membro da Brigada, informou que "a gente treina para agir em momento de eventual emergência, mas esperamos que esse momento nunca ocorra”.

Atualmente, o Hospital Metropolitano conta com 170 brigadistas. “A equipe foi orientada para combater princípios de incêndio, com a utilização de extintores e de todo o sistema de prevenção, como a realização dos primeiros-socorros, resgate e evacuação”, ressaltou o engenheiro do Sesmt, Rogers Silva.

Estrutura – Oferecendo tratamento de média e alta complexidade, em traumas e queimados, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o HMUE dispõe de 208 leitos operacionais nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria, cirurgia plástica (exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras), e leitos de UTI.

Somente em 2023, cerca de 700 mil atendimentos, entre internações, cirurgias, exames laboratoriais e por imagem, atendimentos multiprofissionais e consultas ambulatoriais, foram ofertados a pacientes de municípios da Região Metropolitana, de outras regiões e até de outros estados.