Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAMPANHA

Hemopa e CIIR promovem acessibilidade na doação de sangue podendo beneficiar mais de 560 paraenses

O objetivo é receber mais de 140 bolsas de sangue durante estes dois dias de campanha, o que poderá beneficiar mais de 560 pessoas em todo o Pará.

Por Aline Seabra (HEMOPA)
17/07/2024 16h21

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), em parceria com o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), promoveu uma campanha de doação de sangue nesta quarta-feira, 17, na sede do CIIR, localizada na Avenida Arthur Bernardes, no bairro do Barreiro, em Belém.

A iniciativa visa receber mais de 140 bolsas de sangue, neste dois dias de campanha, o que pode ajudar mais de 560 pessoas em todo o Pará. As campanhas de verão contam com a parceria de instituições públicas e privadas, durante o mês de julho e visa contribuir para a manutenção do estoque de sangue da hemorrede estadual. 

A assistente social do Hemopa, Marcela Silva, ressalta que a parceria com instituições públicas como o CIIR pode contribuir para o aumento de doações. "Sempre contamos com a participação ativa de servidores, pacientes e seus familiares. Esta colaboração é importante, especialmente durante o período de férias, quando muitos viajam e nossas unidades tendem a ficar menos frequentadas. Apesar disso, a demanda por transfusões persiste, garantindo o suporte contínuo aos pacientes", explicou Marcela. 

A supervisora do Serviço de Atenção ao Usuário do CIIR, Tuane Paes, conta que a motivação maior foi conscientizar e tentar ganhar o maior número de voluntários para a causa.  “A gente sabe que é um ato de altruísmo, um ato de grande importância, porque com isso a gente consegue salvar milhares de vidas.  Devido ao período de viagens, de muito movimento, acabamos sofrendo acidentes. Então, fizemos essa parceria com a Hemopa, desde ontem nós estamos no CETEA, hoje aqui no CIIR”, disse 

Acessibilidade - A campanha gerou um impacto significativo, proporcionando maior acessibilidade aos serviços de doação, contribuindo para que mais pessoas com diferentes capacidades e condições fossem encorajadas a participar, demonstrando que a doação de sangue é uma causa inclusiva e acessível a todos.

Foi o caso de Victor Gabriel, pessoa em cadeira de rodas, que aproveitou a ação para doar sangue. “Eu fico muito feliz de ver as pessoas conseguindo salvar a vida de outras pessoas que estão necessitando de sangue. Sempre quis ir ao Hemopa mas sempre tive dificuldade de conseguir que alguém me leve. Hoje com a unidade móvel estou tendo essa oportunidade. Estou realmente muito feliz”, afirmou,

Serviço - Durante o mês de julho, por meio das campanhas de verão, o Hemopa está levando sua unidade móvel em pontos de Belém e Região Metropolitana. Para saber mais informações: 0800 280 8118, de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h; e aos sábados, de 8h às 17h. Para doar sangue é necessário:

- Apresentar um documento de identidade oficial com foto (RG, carteira nacional de habilitação - CNH, carteira de trabalho ou passaporte). Alguns documentos digitais oficiais também são aceitos;

- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);

- Ter mais de 50 quilos;

- Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);

- Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;

- Não ingerir bebida alcoólica 12h horas antes da doação;

- Manter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;

- Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de ois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.