Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO

Sespa promove webconferência alusiva ao Dia Nacional do Homem

Governos federal e estadual unem esforços para sensibilizar profissionais e fortalecer a atenção à saúde do homem na Atenção Primária

Por Roberta Vilanova (SESPA)
16/07/2024 19h53

“Padrões de masculinidade e consequências para a saúde dos homens” foi o tema da webconferência, realizada nesta terça-feira (16), pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Saúde do Homem. O evento foi alusivo ao Dia Nacional do Homem - 15 de Julho -, e teve como palestrante Fernando Pessoa de Albuquerque, referência técnica de Saúde do Homem do Ministério da Saúde para a Região Norte.

A webconferência foi destinada às referências técnicas da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), dos Centros Regionais de Saúde e dos 144 municípios paraenses.

Diego Cutrim, da Sespa, enfatizou que é preciso vencer a resistência masculina a cuidar da própria saúde Segundo o coordenador Estadual de Saúde do Homem, Diego Cutrim, o objetivo foi sensibilizar esses técnicos para que repassem os conhecimentos adquiridos aos profissionais de toda a Atenção Primária do Estado, a fim de começar a mudar a realidade atual. “Um dos grandes desafios da PNAISH é lidar com questões socioculturais, como a resistência masculina em procurar os serviços de saúde a partir da Atenção Primária”, explicou o coordenador. “Com essa atitude, os homens deixam de ter acesso à promoção da saúde e à prevenção de doenças”, ressaltou.

Fernando Albuquerque disse que ainda é muito baixo o número de homens que procuram atendimento da Atenção Primária. Segundo ele, o Pré-Natal do Parceiro é um programa que pode trazer a população masculina para esse atendimento. “Estamos concluindo a nova edição do Guia do Pré-Natal do Parceiro para profissionais de saúde, que pode ajudar muito no trabalho dos profissionais e também dos agentes comunitários de saúde, para que façam abordagens em locais frequentados por homens”, informou.

De acordo com Fernando Albuquerque, o Pré-Natal do Parceiro avançou no Pará, passando de 40 municípios com o Programa para 85, em 2022. No entanto, o número de consultas de pré-natal do homem ainda precisa melhorar se comparado ao número de partos realizados. “Em se tratando de consultas gerais na Atenção Primária também precisa avançar. Em 2023, do total de consultas, apenas 32% foram de homens”, acrescentou.

Violência – O técnico do PNAISH anunciou que o Ministério da Saúde está implantando um projeto de capacitação para que profissionais de saúde da APS (Atenção Primária à Saúde) possam identificar possíveis agressores ou homens vítimas de violência, para que sejam encaminhados aos serviços de Saúde Mental.

“Como muitos homens não demonstram a fragilidade emocional é importante que os profissionais de saúde tenham um olhar diferenciado para perceber irritabilidade, nervosismo, por exemplo, e evitar que a situação acabe em um caso de violência”, disse Fernando Albuquerque.

Ele anunciou, ainda, o lançamento do Caderno de Atenção Básica de Saúde do Homem, previsto para novembro próximo, mais uma publicação importante para orientar os profissionais de saúde.

Participaram da webconferência representantes dos municípios de Afuá, Belém, Cametá Capanema, Castanhal Magalhães Barata, Marabá, Mojuí dos Campos, Oeiras do Pará, Palestina do Pará, Placas, Pau D'Arco, Portel, Santa Izabel do Pará, Santarém, São Miguel do Guamá e Viseu.