Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PAVIMENTAÇÃO

Governadora em exercício garante mais asfalto para Tomé-Açu e Mãe do Rio

Os serviços que serão realizados são de terraplanagem, drenagem pluvial, asfaltamento, calçada, sarjeta, meio-fio e sinalização

Por Gustavo Pêna (SEOP)
16/07/2024 14h38

A caravana 2024 do Programa "Asfalto Por Todo o Pará" chegou aos municípios de Tomé-Açu e Mãe do Rio, na Região de Integração Rio Capim, na manhã desta terça-feira, 16. A governadora do Estado em exercício, Hana Ghassan, assinou as Ordens de Serviços que garantem mais pavimentação asfáltica para os dois municípios.

"Às vezes me perguntam se fico cansada em ir nos municípios. Não, pelo contrário. Ir aos municípios renova as energias, como diz o nosso governador, Helder Barbalho. A caravana do asfalto é sinal de prosperidade para as famílias. Fico muito feliz ao ouvir os moradores, pois quem reside em uma rua que não é asfaltada, sabe o quanto este momento é importante. Isso vai mudar a vida destas pessoas para melhor. Mudar a saúde, a segurança, o transporte", enfatizou Hana.

Moradora de Mãe do Rio, Wandercléia Santos contabiliza as dificuldades vividas no dia a dia com a rua sem asfalto. Agora, ela já imagina como ficará a Rua Alfredo Chaves com a chegada da pavimentação por meio da iniciativa do Governo do Estado.

"É pior quando chove, a rua fica alagada, impossibilita que a gente saia de casa. Em 2020 teve uma enchente no município e essa rua foi bastante afetada. Agora, com o asfalto, vai ser uma bênção, virão melhorias para a nossa rua. Gratidão demais. Muitas ruas estavam sendo asfaltadas no município e a gente ficava com esse anseio de quando chegaria a nossa vez. Agora está mais perto", comemorou Wandercléia.

José Maria do Nascimento também fala do sofrimento da população durante o período chuvoso, realidade que está perto de mudar. "Quando chove tudo alaga, não tem como andar, vira um rio. Várias pessoas têm a casa invadida pela água. Com o asfalto vai ficar 100% melhor. O Governo do Estado está fazendo muita coisa, muitas ruas estão recebendo asfalto".

Tomé-AçúCom trabalhos executados pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), as Ordens de Serviço garantem os serviços de terraplanagem, drenagem pluvial, asfaltamento, calçada, sarjeta, meio-fio e sinalização.

Ana DomingosTomé-Açu - Os moradores de Tomé-Açu também aguardam a chegada do asfalto. A agricultora Ana Domingos de Sales fala que a poeira traz inúmeras dificuldades, tanto para quem mora nas residências como para quem transita pelas ruas sem pavimentação. "A gente chega na cidade e é poeira para todo o lado. Quando asfaltar vai ficar bonito e bom para todo mundo. Vamos nos livrar da poeira e da lama do inverno", disse.

Raimundo NonatoPara o motociclista Raimundo Nonato Conceição, o investimento do Governo do Pará representa a melhoria da infraestrutura urbana no município. "É muito importante para o nosso bairro. O povo de Portelinha precisa da pavimentação das ruas. A situação é precária no inverno, não tem como trafegar. É buraco no meio da rua. Esse projeto vai melhorar muito para todos nós. Queria agradecer ao Estado. São projetos que colaboram com Tomé-Açu", falou.

No primeiro semestre de 2024, o Asfalto Por Todo o Pará já levou mais mobilidade urbana para 30 municípios paraenses: Tomé-Açu, Mãe do Rio, Santa Luzia, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Igarapé-Miri, Irituia, Capitão Poço, Garrafão do Norte, Nova Esperança do Piriá, Rondon do Pará, Bujaru, Santarém, Almeirim, Nova Ipixuna, Itupiranga, Ipixuna do Pará, Jacundá, Breu Branco, Goianésia do Pará, Mocajuba, Baião, Cametá, Moju, Abaetetuba, Igarapé-Açu, Maracanã, Acará, Concórdia do Pará e Tailândia.

"O asfalto é importante porque muda a vida das pessoas, valoriza o imóvel, o cidadão se sente valorizado. O Programa Asfalto Por Todo o Pará é uma parceria do Governo do Estado com as prefeituras, que identificam as ruas que mais precisam da pavimentação. É mobilidade para a população, além de facilitar o acesso das viaturas policiais, ambulâncias, o táxi, mototáxi, mas, acima de tudo, dar dignidade a partir dessas Ordens de Serviço e das entregas das obras", avalia o secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral.

Tomé-AçuAté aqui, a quarta etapa do programa do Governo do Pará soma 135 quilômetros de pavimentação, beneficiando as Regiões de Integração do Rio Capim, Baixo Amazonas, Lago de Tucuruí, Tocantins, Araguaia e Guamá.