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Seaster capacita entrevistadores do Cadastro Único

A capacitação reforça a qualidade no atendimento e coleta de dados

Por Camila Santos (SEASTER)
16/07/2024 14h08

Durante todo o ano, a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) realiza uma série de capacitações para Entrevistadores do Cadastro Único. Os profissionais são responsáveis pelo atendimento diário das famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, coletando informações e realizando o preenchimento do formulário que alimenta o sistema do Governo Federal.

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um importante instrumento que identifica e caracteriza famílias de baixa renda, para conhecer sua realidade socioeconômica e garantindo acesso aos programas sociais.

"O Cadastro Único é a porta de entrada da Assistência Social. Para acessar qualquer programa ou serviço da assistência é necessário estar cadastrado. Este sistema é tão importante que serve de base para que os governos federais, estaduais e municipais formulem políticas públicas e selecionem beneficiários para acessá-las”, explica a gerente de programas de transferência de renda, Taiana Nascimento.

Neste sentido, a Seaster garante, por meio de capacitações, um atendimento qualificado e responsável, com a coleta de informações detalhada e consistente.

"A capacitação de entrevistadores oferecida pela Seaster, garante que estes agentes possam entender, antes de tudo, o “porque” das perguntas e sua importância. Desta forma eles conseguem estimular as famílias a se autoidentificar no Cadastro Único, o que é muito importante. Essa ferramenta vai além de um levantamento socioeconômico, ela também identifica grupos populacionais tradicionais, como quilombolas, indígenas, ribeirinhos e outros, o que contribui para que os Governos formulem políticas públicas que atendam essas populações", concluiu a gerente.

Dados - No primeiro semestre de 2024, oito capacitações foram realizadas, atendendo 168 entrevistadores de 30 municípios paraenses.

Maria Veiga é Entrevistadora do Cadastro Único há 19 anos e atualmente realiza este serviço no município de Breves, na região do Marajó. Ela, que participou das últimas capacitações, reforçou a importância da atividade para o cumprimento das demandas do entrevistador e do beneficiário.

"O sistema sempre recebe novas atualizações, e as capacitações são importantes para acompanharmos estas mudanças e adquirirmos novos conhecimentos. Nesta última capacitação, pude esclarecer várias dúvidas sobre pontos que haviam mudado e eu ainda não havia me atentado. A demanda que temos aqui no município é muito grande, casa lotada todos os dias, então é ótimo receber essas instruções", disse a entrevistadora.

Além da capacitação voltada aos entrevistadores, a Seaster também presta assessoramento técnico aos gestores municipais e promove reuniões integradas com as equipes que integram a rede socioassistencial, a fim de discutir sobre novos recursos, condicionalidades e todas as ações de gestão que perpassam pelo Cadastro Único e Programa Bolsa Família.

Texto: Yuri Granha / Ascom Seaster