Adepará e Sebrae firmam parceria de cooperação técnica para a criação da sala do empreendedor no Estado
Empreendedorismo no agronegócio está presente em várias regiões do Estado e em diversas cadeias produtivas como mandioca (farinha, farofas, tapioca), cacau (chocolates) , pecuária (queijos artesanais e derivados)
Para gerar mais desenvolvimento em todo o território paraense, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) assinou um termo de cooperação técnica com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PA) para a criação da sala do empreendedor, em Santa Luzia do Pará, na região de integração do Rio Caeté. O ato de parceria aconteceu nessa segunda-feira (15), na sede do Sebrae em Belém.
A Adepará atua em Santa Luzia do Pará com a Unidade Local de Sanidade Agropecuária (Ulsa) que integra a Regional de Capanema com 15 municípios. No local, as atividades agropecuárias envolvem principalmente pecuária, pesca e produção de farinha.
Para o diretor-geral, Jamir Macedo é mais uma parceria que fortalece o agronegócio, proporcionando apoio ao produtor rural em todo o Estado.
“Para nós da ADEPARÁ é muito importante estreitar os laços e construir pontes institucionais para levarmos o melhor serviço e o atendimento ao produtor rural junto com o Sebrae, que é um grande parceiro e uma grande mola de desenvolvimento para o estado do Pará, que estimula o empreendedorismo, a geração de emprego, geração de renda, e isso está muito próximo com o nosso trabalho", explicou.
O produtor rural da região terá acesso a capacitação para alavancar seu negócio, agregando valor aos seus produtos porque - além de obter a certificação da Adepará - a sala do empreendedor possibilitará novas ferramentas de gestão, atendimento de MEI e das micro e pequenas empresas do município, aumentando a competitividade e desenvolvimento sustentável das agroindústrias no Estado.
A criação da Sala do Empreendedor vai possibilitar o atendimento mais próximo, facilitando o acesso a alguns serviços oferecidos pelo Sebrae; e políticas públicas, preparando as empresas a participarem de licitações públicas.
O diretor-superintendente do Sebrae, Rubens Magno, afirma que com essa parceria o Sebrae-PA é o primeiro órgão de serviço brasileiro em apoio às micro e pequenas empresas a estar presente em todo território paraense.
“Com essa assinatura de hoje, estamos nos 144 municípios do nosso Estado. É o primeiro Sebrae que está presente em todo o território do seu Estado. Agradecemos à você, empreendedor, que acredita na gente, e a todos os nossos colaboradores, que cada vez mais entregam ao empreendedor o que há de melhor para desenvolver o seu pequeno negócio no Estado do Pará.
A Agência de Defesa Agropecuária está presente nos 144 municípios paraenses em 177 postos de atendimento. São 20 gerências regionais e 157 unidades administrativas, sendo 61 Unidades Locais de Sanidade Agropecuária (ULSAs), 96 escritórios de atendimento à comunidade e 24 postos de fiscalização agropecuária atendendo próximo ao produtor e empresas em todo Estado.
“Existem empresas que o Sebrae apoia, que processam produtos de origem animal e vegetal, e aí a gente entra com a certificação e autorização para que essas agroindústrias possam comercializar e colocar seus produtos em todos os municípios do território paraense”, ressaltou Jamir Macedo.