Capacitação em Bragança enfatiza garantia de direitos pela rede municipal
Iniciativa da Secretaria de Estado de Justiça destaca a importância da articulação de políticas públicas para prevenir e combater a violação de direitos da população
A Secretaria de Estado de Justiça (Seju), por meio da Coordenadoria de Monitoramento de Direitos Violados (CMDV), esteve no município de Bragança, nordeste paraense, no período de 11 a 14 de julho, promovendo ações de capacitação e orientação sobre situações de violação e garantias de direitos para a rede de assistência, saúde, educação e Conselho Tutelar do município.Servidores municipais aprovaram a iniciativa da Seju, que ampliou conhecimentos na rede de assistência
De acordo com Roberta Vasconcelos, coordenadora da CMDV, um dos objetivos foi articular o trabalho da Seju em diferentes níveis de atuação do Poder Público. “A partir dessa qualificação, há uma aproximação das políticas públicas estaduais com as municipais ao explicar os serviços ofertados pela Secretaria de Justiça no monitoramento de direitos violados”, informou Roberta Vasconcelos, ressaltando o incentivo à prevenção de atos que violam direitos da população.
Giovana Costa, psicóloga da rede de assistência social do município, avaliou o evento como “bastante motivador. Foi muito interessante trazer a experiência dos profissionais que vieram, e também compreender as informações que eles trouxeram sobre as atividades na área de trabalho”.
Além do evento de capacitação, os servidores da Seju abordaram veranistas, apoiando as ações de monitoramento e orientação, em parceria com o Conselho Tutelar e a Secretaria Municipal de Assistência, sobre direitos de crianças e adolescentes. Também auxiliaram na divulgação da campanha "Julho Amarelo", promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, que alerta para os riscos das hepatites virais.