Por mês, Policlínica de Tucuruí disponibiliza 75 pequenos procedimentos cirúrgicos
Unidade oferta especialidades de dermatologia, mastologia e ginecologia
Após uma consulta na especialidade de mastologia, da Policlínica de Tucuruí, a dona de casa Girane da Silva Franco, de 43 anos, soube que tem uma suspeita de um nódulo na mama. Imediatamente, ela foi encaminhada para fazer uma biópsia, na própria unidade, para analisar o material que auxiliará na investigação médica, possibilitando o fechamento de um diagnóstico ou a exclusão da existência de alguma doença. "Fiz também uma mamografia na Poli e o atendimento na realização dos exames foi ótimo. O médico da biópsia me deu atenção, tudo que eu perguntei a ele, tive resposta. Excelente.", disse a jovem.
Por mês, a Policlínica de Tucuruí disponibiliza à população 75 pequenas cirurgias ambulatoriais, nas especialidades de ginecologia, mastologia e dermatologia e radiologia. Os procedimentos exigem apenas a anestesia local, e são importantes para a determinação do diagnóstico, quando há suspeita de alguma doença. Todo material coletado é submetido a análise anatomopatológica e bioquímica, visando determinar a natureza e o grau da situação estudada .
A moradora de Tucuruí, Leonuzia Pantoja, de 54 anos, também passou pela avaliação da mastologia. "Foi detectado um nódulo na mama. Fiz uma ultrassonografia e, depois, solicitaram uma biópsia. O médico do procedimento me passou muita segurança. Ele foi atencioso e me senti bem acolhida. É isso que o paciente precisa nessas horas", relatou.
Os pequenos procedimentos cirúrgicos ambulatoriais avaliam também situações malignas, mas também as comuns e benignas. Como situações simples como verrugas, doenças autoimunes, como por exemplo, a confirmação de alterações em órgãos ou tecidos. Nos casos de doenças infecciosas, ela pode ajudar a determinar o agente causador do problema.
Avaliação
A gerente assistencial da unidade, Maria Cristina, explica que essas análises são importantes para o processo da investigação médica. ''Temos, todos os meses, 15 procedimentos de biópsias dermatológicas, 30 de mama, 15 biópsias de colo de útero e 15 biópsias de linfonodos e/ou estruturas superficiais .Todos os procedimentos são agendados, após passar pela avaliação dos especialistas. A partir de então, são solicitados esses procedimentos e enviados para o Núcleo Interno de Regulação da Policlínica''.
A gestora também informa que, se o pedido for interno, ele pode ser agendado também através do Call Center. Para os procedimentos de mama e uterino, a Poli de Tucuruí também atende aos pacientes referenciados de outras unidades, através do agendamento da regulação estadual.
Infraestrutura
O diretor executivo da unidade, Sérgio Félix, observa que a Poli conta com a capacidade de realizar até 9 mil atendimentos por mês, abrangendo diversos setores, como hemodiálise e as 33 especialidades médicas em ambulatório. “Temos uma infraestrutura completa de central de diagnóstico. Contamos com duas salas para pequenos procedimentos ambulatoriais, sala para exame de colonoscopia e endoscopia, sala para exame de ressonância magnética, tomografia computadorizada, raio-X, métodos gráficos (teste ergométrico e eletrocardiograma), ultrassonografia”, pontuou.
Serviço
Administrada pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia – Issaa, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a Policlínica Lago atende a população dos sete municípios da região: Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento e Tucuruí. A unidade é totalmente pública, com todos os atendimentos sem nenhum custo aos usuários, e funciona na avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica.
Texto de Roberta Paraense