Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

CIIR celebra o ‘Dia Nacional do Homem’ com garantia de amplo cuidado aos paraenses

Em Belém, Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) adere à data, nesta segunda-feira (15), com o incentivo à assistência à saúde masculina

Por Pallmer Barros (CIIR)
15/07/2024 09h18

Nesta segunda-feira (15), o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, celebra o “Dia Nacional do Homem”, data lembrada anualmente em 15 de julho e relacionada a diversas temáticas sociais, principalmente, ao incentivo à prevenção e acompanhamento à saúde integral masculina, que, diariamente, o CIIR assiste com um amplo serviço de saúde pública.   

Para a diretora Técnica do CIIR, Fabrícia Maciel, o atendimento clínico é fundamental para a saúde integral do homem, pois permite a uma abordagem holística que considera todos os aspectos da saúde: física, mental e emocional. 

“Este tipo de atendimento facilita a detecção precoce de doenças, promove a prevenção por intermédio de exames regulares e incentiva a hábitos saudáveis. Além disso, proporciona uma orientação personalizada ajudando os homens a entenderem melhor suas condições de saúde e a adotarem medidas preventivas e terapêuticas, adequadas”, pontua a médica.

No CIIR, os homens têm acesso às consultas médicas, exames ambulatoriais e a programas de reabilitação, além de receber orientações educativas e preventivas, sendo um dos pilares de atendimento institucional. 

“Os principais desafios para o autocuidado e a autorresponsabilização da saúde masculina, incluem a falta de conhecimento e conscientização sobre a importância desses aspectos, a dificuldade de manter hábitos saudáveis em um cotidiano que, às vezes, é corrido e estressante, e a resistência a mudanças de comportamento. Além disso, questões culturais e sociais podem influenciar negativamente a percepção e a prática do autocuidado masculino”, analisa Fabrícia Maciel. 

O CIIR estabeleceu estratégias para superar esses desafios por meio de uma abordagem multifacetada, baseada em educação em saúde contínua, suporte emocional e motivacional com um ambiente que promova e facilite escolhas saudáveis.

Entre os contemplados com a estratégia institucional, Paulo Barros, de 72 anos, com o diagnóstico de diabetes, há cerca de quatro meses realiza acompanhamento no CIIR, na reabilitação, após amputação do pé direito. Sendo médico e reabilitando, ele enfatiza a data e adverte os homens.

“O homem, de uma maneira geral, deixa a sua saúde aos cuidados da esposa. Com a rotina, o homem trabalha, diz que não tem tempo, então acaba deixando a saúde em segundo plano; foi o que eu fiz. Mesmo sendo médico, não cuidei da saúde. A minha esposa que me incentivava a realizar o monitoramento com exames e consultas. Não ligava e estou com diabetes e outros problemas de saúde. Por isso, anualmente, é importante realizar o famoso checape. Ainda mais após os 35 anos. A data tem essa importância de incentivo. Portanto, homens, cuidem da saúde enquanto estão jovens”, aconselha. 

Sendo acompanhado na Mecanoterapia, setor que integra o Centro Especializado em Reabilitação (CER IV - CIIR), Paulo Barros segue agenda de pré e pós-protetização. 

“A equipe multiprofissional está realizando, primeiramente, a pré-protetização. Estamos preparando o corpo dele para receber a prótese no pé direito. Porque não é somente instalá-la e andar. É necessário preparar o corpo para receber o estímulo e aceitar a prótese. Trabalhamos para o fortalecimento das articulações de membros inferiores e superiores, porque ele tem o diagnóstico de artrose e bursite nos ombros, por isso, a importância do fortalecimento muscular”, explica Samuel Pacheco, profissional de educação física que acompanha o reabilitando. 

O terapeuta destaca ainda que o cronograma do usuário também pretende controlar a glicose por conta de ser diabético. “Controlar a taxa de açúcar no organismo para que ele possa estar regulando e, depois que receber a prótese, estar minimamente fortalecido e consiga dar os primeiros passos com a prótese instalada, tanto a membros inferiores para receber a prótese, quanto para membros superiores que recebem a muleta. Por isso, a necessidade deste plano terapêutico de preparar o corpo para esse estímulo que ele vai receber”.

Foco da data - No Brasil, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), vinculada ao Ministério da Saúde (MS), aponta para o trabalho com cinco eixos prioritários: acesso e acolhimento; paternidade e cuidado; doenças prevalentes na população masculina; prevenção de violência e acidentes; saúde sexual e reprodutiva. Apesar dos avanços, de acordo com o MS, ainda prevalece na população masculina os principais problemas de saúde pública como a Hipertensão, Diabetes e Obesidade.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil é o único país da América Latina com uma política de saúde específica ao homem com o objetivo de promover melhoria das condições de saúde da população masculina brasileira, contribuindo, de modo efetivo, para a redução da morbidade e da mortalidade, abordando de maneira abrangente, aos fatores de risco e vulnerabilidades, associados. Por meio da promoção do acesso a serviços de saúde abrangentes e ações preventivas, a PNAISH busca reconhecer e respeitar as diversas manifestações de masculinidade.

Referência - O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço - O CIIR é um órgão do governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042.2157 /58 /59.