Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRABALHO INTEGRADO

Centro Integrado de Comando e Controle da Segup garante monitoramento em Salinópolis

Forças de segurança e órgãos de fiscalização, saúde e meio ambiente atuam juntos para prevenir crimes e atender com rapidez as demandas

Por Roberta Meireles (SEGUP)
14/07/2024 08h14

No segundo final de semana do veraneio, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), instalado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) na Praia do Atalaia, em Salinópolis, nordeste paraense, garante atendimento em registro de ocorrência, demandas judiciárias e de saúde, e monitoramento. 

O coordenador da Segup, coronel PM Ed-Lin, reforça que o Centro Integrado reúne as forças de segurança e órgãos de fiscalização, saúde e meio ambiente, permitindo integração e agilidade nas ações de segurança para a população.Câmeras instaladas na zona urbana de Salinas permitem o monitoramento nas 24 horas

“Do CICC estamos atuando com uma central do Centro Integrado de Operações (Ciop), onde todas as imagens são capturadas e monitoradas, além do recebimento de ocorrências via 190, realizadas aqui na área da praia, para que os atendentes possam direcionar as chamadas para as viaturas que estão em ronda nessa região. Isso facilita e agiliza o atendimento, não sendo necessário fazer o encaminhamento de ocorrências para Belém ou para o centro da cidade, além de ser a nossa base de apoio dos órgãos de segurança, pois aqui eles conversam, alinham as ações e conseguem levar um serviço de qualidade melhor para a população”, informa o coordenador.

Monitoramento - Equipes do Centro Integrado de Operações e do Núcleo Integrado de Operações (Niop) seguem garantindo o monitoramento com mais de 30 câmeras instaladas na sede municipal de Salinas. Além disso, os agentes atuam no atendimento de ocorrências, por meio do canal 190, em casos de emergência. Dois pontos estão ativos: um no CICC, para atendimento de chamadas na área da Praia do Atalaia, e outro na Delegacia de Polícia Civil, para ocorrências na área urbana.

Além do monitoramento das imagens de segurança e encontro dos pontos focais dos órgãos, o CICC é o ponto de referência. “São diversos serviços com os órgãos de segurança e outros parceiros do Estado, como o Tribunal de Justiça, Adepará (Agência de Defesa Agropecuária) e Defensoria Publica, para que quem vir procurar atendimento receba o melhor, tanto na parte da segurança quanto nesses outros órgãos”, explica o coronel Ed-Lin.

Agilidade - Para quem precisa registrar ocorrências, a equipe da Polícia Civil atua com delegado, investigadores e escrivães nas 24 horas aos finais de semana, para agilizar o atendimento na Praia do Atalaia e entorno. De acordo com os registros da Polícia Civil, desde o último sábado (06) até a tarde de ontem (13), já foram registradas mais de 30 ocorrências no CICC. 

Segundo o delegado Rayrton Carneiro, superintendente da 6ª Risp, com o reforço de policiais civis o efetivo atua com 100 agentes, que reforçam as ações na área urbana, nas praias e orla.

“Todas as ações e o reforço visam prevenir e coibir delitos nesse período de veraneio, onde há um fluxo maior de pessoas na cidade. As ocorrências com maior incidência nesse período de julho são arrombamentos de veículos com furto de objetos. Com relação a isso, é muito importante estacionar em locais onde há maior movimento, tomar sempre cuidado e conferir se realmente o alarme travou a porta do veículo. Com relação a imóveis, sempre quando sair também conferir se as janelas ficaram fechadas e as portas, para evitar as ações desses oportunistas. No mais, é aproveitar com responsabilidade. Se beber, não dirigir, uma vez que os órgãos de segurança pública, de forma integrada, vão estar fiscalizando na Operação Lei Seca, para garantir a segurança de todos”, esclarece o delegado.

Atendimento judiciário - A equipe do Tribunal de Justiça  atua em conjunto com a Polícia Civil, sendo formada por um juiz, um defensor e um promotor, que fazem as audiências no local e outros atendimentos. A parceria com os órgãos de Segurança Pública garante celeridade nas audiências e mediação de conflitos. 

Segundo o juiz Jacob Farache, “estamos garantindo todo o apoio para prestar essa resposta de forma mais ágil diante das ocorrências registradas na Praia do Atalaia e no entorno. Nosso trabalho é processar e julgar as demandas de crime de menor potencial ofensivo, oriundas das ocorrências apresentadas pelas polícias Civil e Militar, além das  prisões realizadas por eles em Salinas”.

Desde o início dos atendimentos, na manhã de sábado (06) até a tarde de ontem (13), foram realizadas nove audiências, resultado das ocorrências registradas pela Polícia Civil. 

Saúde - A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) integra as ações no Centro Integrado desde o início da Operação Verão 2024, realizando testagem rápida, vacinação, encaminhamentos e orientações, em caso de resultados positivos, e aferição de pressão arterial e glicemia.

As ações no Centro Integrado de Comando e Controle, próximo ao atalho da Sofia, continuam até 5 de agosto. Todas as ações desenvolvidas no CICC integram a Operação Verão 2024, coordenada pela Segup, que mobiliza agentes dos demais órgãos de segurança. A Operação foi deflagrada em mais de 90 municípios para inibir práticas criminosas e garantir paz social.