Técnicos municipais de Altamira e Tucuruí fazem capacitação sobre Programa Territórios Sustentáveis
Os eventos realizados em Altamira e Tucuruí abordaram fluxo, procedimentos e plataformas de cadastro utilizados pela Semas
Técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) concluíram um ciclo de capacitação em Altamira, município do oeste do Pará, e em Tucuruí, na região sudeste, sobre o Programa Territórios Sustentáveis (TS). A iniciativa visou aprimorar o conhecimento dos técnicos das prefeituras e instituições locais sobre fluxo, procedimentos e plataformas de cadastro utilizados pela Semas, no âmbito do TS, para levar benefícios a agricultores.
A capacitação. encerrada na última quinta-feira (11), foi organizada pela Diretoria de Mudanças Climáticas da Semas, com apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) e das secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente, além do Instituto Federal do Pará (IFPA).
"Durante a semana mostramos a aplicabilidade de ferramentas de sensoriamento remoto no levantamento de informações ambientais, além de fluxos e procedimentos de regularização ambiental”, explicou Cinthia Coelho, analista Ambiental da Semas. Os técnicos foram capacitados para apoiar os agricultores na regularização ambiental
Apoio técnico - Participaram da capacitação em Tucuruí técnicos da Emater e das secretarias Municipais de Agricultura de Tucuruí, Bom Jesus do Tocantins e Pacajá. A capacitação visa garantir que os técnicos estejam bem equipados para apoiar os agricultores na regularização ambiental e na gestão eficiente de suas propriedades.
De acordo com o coordenador local da Emater em Tucuruí, Jurandir Silva, o curso promovido é importante para o trabalho dessas instituições. "Foi uma excelente oportunidade, principalmente para mim, que ainda sou inexperiente na elaboração do CAR (Cadastro Ambiental Rural). Esse conhecimento será muito importante para o nosso dia a dia, inclusive para o Programa Territórios Sustentáveis", disse o coordenador.
Em Altamira, os treinamentos envolveram técnicos da Emater e das secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente. O objetivo foi capacitar esses profissionais para otimizar o uso das ferramentas tecnológicas que facilitam os processos de cadastro e gestão dos imóveis rurais. Com isso, os agricultores participantes do Programa podem ter prioridade nos processos de regularização fundiária, hídrica e ambiental, e acesso à assistência técnica e capacitação para gestão de seus imóveis.
Mais clareza - Outros benefícios destacados do TS incluem o fortalecimento das cadeias produtivas e o acesso aos mercados, promovidos por projetos de recomposição florestal produtiva, via Sistemas Agroflorestais (SAFs), e programas de transferência tecnológica, rastreabilidade e certificação.
"Esse curso veio nos esclarecer, permitindo-nos agora conversar com mais precisão com os produtores e trabalhar com mais clareza. Foi realmente muito importante, e acredito que todos saíram com um ganho significativo em seus conhecimentos, aplicáveis no dia a dia de trabalho. Aqui, vimos muitas coisas novas. Creio que os técnicos que se deslocaram de seus municípios e secretarias estão voltando com uma grande gama de conhecimentos. Isso é fundamental para desenvolver nosso setor e atender aos nossos produtores, que esperam melhorias para o seu dia a dia", disse Welder Ferreira, técnico do município de Placas.
Texto: Mário Gouveia - Ascom/Semas