UsiPaz promove Batalha de Chefs no encerramento do curso de Gastronomia
Os concluintes do curso colocaram a mão na massa e apresentaram aos jurados o resultado das aulas com a chef Brenda Vinagre, na Usina da Terra Firme
Turma que concluiu mais um aprendizado em Gastronomia na UsiPaz da Terra FirmeAlunos do curso de Gastronomia na Usina da Paz do bairro da Terra Firme, em Belém, participaram, na última sexta-feira (12), de uma Batalha de Chefs. A atividade marcou o encerramento das aulas práticas do curso e movimentou os alunos, que disputaram, de forma saudável, o prêmio de melhor prato.
A disputa mobilizou os alunos do módulo Massas e Molhos, do curso oferecido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).
Divididos em dois times - “Tomates Guerreiros”, que serviu fettuccine ao molho de tomate, e “Bechamel Voraz”, que preparou spaghetti ao molho bechamel. A batalha durou cerca de 4 horas, entre preparo, apresentação, degustação e votação. Os pratos entregues pelo nove alunos concluintes foram avaliados pela banca de jurados, formada pelos professores do curso e convidados. O prato da “Bechamel Voraz” ganhou a preferência dos avaliadores. Mão na massa para agradar na finalização do prato: conhecimento e concentração
O representante comercial Breno Furtado foi um dos participantes. Para ele, o curso oferecido pela UsiPaz foi fundamental para seu crescimento no ramo gastronômico. “A Usina, hoje, possui um papel muito importante na minha vida. Eu fiquei muito surpreso quando entrei aqui, pois não esperava um nível tão alto no curso. Aqui a gente aprendeu a trabalhar em equipe, gerir tempo e escutar as pessoas que estão há mais tempo no meio. A minha experiência foi incrível!”, afirmou.
Segundo o aluno Lehi Nascimento, 51 anos, “a gente aprendeu que, quando trabalha em equipe, tudo funciona direitinho e de acordo com o tempo. E não é sempre só vencer; o importante é competir”.
A hora boa de experimentar os saboresAprendizado - O curso de Gastronomia de receitas com massas da UsiPaz Terra Firme durou 20 dias, com 60 horas de aulas práticas e teóricas.
De acordo com a coordenadora do curso, Brenda Vinagre, o objetivo da batalha de chefs foi estimular os alunos, para que mostrassem seus talentos colocando em prática o conhecimento obtido durante o curso. “Estamos dando todo o apoio, mas também estimulando que eles façam os pratos sozinhos, para que se preparem para cozinhar também fora daqui, depois que o curso for concluído”, disse Brenda Vinagre.
Ela acrescentou que é “importante a Sectet oferecer esse tipo de curso. Nesse módulo vieram jovens e pessoas de idade mais avançada. Isso estimula eles em vários sentidos, de cozinhar, procurar emprego nesse ramo, de ter uma ocupação em julho, agora que é férias, ter uma terapia. Eles vêm para cá ter um tempo produtivo também”.
Massas preparadas durante a Batalha de Chefs
Serviço: As próximas turmas do curso de Gastronomia serão iniciadas no próximo dia 23 de junho. As inscrições podem ser feitas diretamente na Usina da Paz Terra Firme, localizada na Passagem Belo Horizonte, entre Avenida Perimetral e Passagem do Arame. As vagas são limitadas.
Os cursos e oficinas de Gastronomia são promovidos em todas as Usinas da Paz. Os interessados devem acompanhar as redes sociais da Sectet e das Usinas da Paz, ou ir presencialmente à recepção das UsiPaz. São necessários os seguintes documentos para inscrição: originais e cópias de RG, CPF e comprovante de residência. (Colaboração de Raiana Coelho - Ascom/Sectet)