HRPM registra aumento no número de cirurgias no primeiro semestre de 2024
Graças a estratégia da gestão, o aumento de procedimentos cirurgicos em usuários da região foi superior a 6%
Estratégias de gestão do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, no sudoeste marajoara, ampliou em 6,5%, no número de procedimentos cirúrgicos realizados nos usuários vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (CRS), composto pelos municípios de Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel, que conta com uma população estimada em mais de 325 mil habitantes.
As ações realizadas na unidade de saúde contribuíram para melhorar, ainda mais, a qualidade de vida da população, permitindo o tratamento eficaz de condições de saúde que exigem intervenção cirúrgica. O aumento é de 6,5%, em comparação ao mesmo período do ano passado. A unidade dispõe de assistência de média e alta complexidade e, desde sua inauguração, em 2010, realiza diversos procedimentos cirúrgicos. Em 2024, de janeiro a junho, o HRPM já realizou 1.848 cirurgias.
A gerente Assistencial do HRPM, Rafaela Valente, elenca as diferentes especialidades cirúrgicas realizadas no HRPM, como cirurgia geral, ginecológica, obstétrica, neurocirurgia, cirurgia pediátrica, coloproctologia, ortopedia e oftalmologia. Além disso, explica como foi possível aumentar, consideravelmente, o número de procedimentos cirúrgicos na unidade.
"O Centro Cirúrgico (CC), do HRPM, dispõe de três salas cirúrgicas em funcionamento diário para atender as demandas da população marajoara. Com intuito em aumentar os números de cirurgias, foram realizadas várias ações, entre elas, a atualização dos exames dos pacientes da lista para cirurgias eletivas; o aumento no número de agendamentos de cirurgias eletivas, devido a absenteísmo; confirmação de internação do paciente para realização de cirurgia, bem como, mediante ligação telefônica, em caso de impossibilidade relatada pelo paciente, é chamado o próximo paciente que aguarda o procedimento; o gerenciamento de leitos, por meio da visita do Núcleo Interno de Regulação (NIR) nos setores, e acompanhamento do plano terapêutico dos pacientes, além do levantamento do número cirurgias eletivas, mensalmente", pontuou a gestora.
Feliciana dos Santos e acompanhante.Inovação - Como destaque, o HRPM realizou, em 2023, cirurgias ortopédicas de grande porte, como a Artroplastia de quadril, que beneficiou os usuários da região do Marajó, restabelecendo suas atividades do dia a dia, além do alívio de dores e melhora nos movimentos físicos.
Feliciana dos Santos, de 88 anos de idade, foi internada no HRPM devido complicação por pedra na vesícula, necessitando de intervenção cirúrgica. Ela elogia a unidade hospitalar, bem como os profissionais que a atenderam. “Atendimento muito bom mesmo, não sinto nenhuma dor após o meu procedimento. Os profissionais do HRPM sanaram todas as minhas dúvidas, me sinto bem e segura, graças a Deus. Com certeza eu indico o HRPM para outras pessoas, porque eu me senti muito bem durante toda a minha estadia e, assim como cuidaram bem de mim, também cuidarão de qualquer outro paciente. Eu quero agradecer a todos os colaboradores do Hospital. Todos são muito legais. Obrigada!”, agradeceu a dona de casa.
Dados - Em 2023, de janeiro a junho, o HRPM realizou 1.734 procedimentos cirúrgicos, encerrando o ano com um total de 3.495 cirurgias realizadas.
O Hospital Regional Público do Marajó é uma unidade da rede de saúde pública do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Serviço: O HRPM está localizado na avenida Rio Branco, nº 1.266, Bairro Centro, Breves/PA. Mais informações: (91) 3783-2140/3783-2127.
Texto: Pedro Amorim