Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO

Jornalistas e operadores de turismo alemão conhecem os atrativos do Estado

Por Redação - Agência PA (SECOM)
24/11/2015 16h35

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), recebe um grupo de onze profissionais alemães, entre jornalistas e operadores turísticos, para uma famtrip, de quinta-feira (26) a 3 de dezembro, em Belém, Santarém e Alter do Chão. A ação ocorre em parceria com a companhia aérea portuguesa TAP, que também traz ao Estado um gerente de marketing e uma relações públicas para os mercados da Alemanha, Áustria e Suíça.

As famtrips ou famtours são viagens de familiarização de destinos turísticos que partem de empresas, públicas ou privadas, com a intenção de promover e divulgar os atrativos e empreendimentos a partir do convite de representantes de veículos diversos ligados à mídia, sejam eles tradicionais ou alternativos.

Além de conhecer de perto o mercado turístico paraense, os operadores de turismo germânicos terão encontro, na sexta-feira (27), às 14h30, no Hotel Princesa Louçã, com os representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PA) e da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (Abav-PA), para troca de conhecimentos acerca do destino Pará, visando a prospecção de futuros negócios. O evento contará com uma breve apresentação dos representantes da classe hoteleira e dos agentes de viagens para em seguida uma explanação dos operadores e troca de informações.

Já no último dia da comitiva de profissionais alemães no Estado, 3 de dezembro, às 8h30, a relações públicas da TAP, Lina Leite, fará uma palestra aos servidores da Diretoria de Produtos Turísticos da Setur com o tema “O perfil do mercado alemão e suas tendências para o turismo”, no auditório Carlos Rocque, na Setur Reduto. O objetivo é o aprimoramento dos conhecimentos com foco no mercado internacional.

A programação do famtrip inclui visitação aos seguintes locais: Mangal das Garças,  uma unidade produtiva de cerâmica, parque zoobotânico do Museu Emílio Goeldi, Complexo Feliz Lusitânia, Espaço São José Liberto, Estação das Docas, Feira do Açaí e Mercado do Ver-o-Peso.

A programação também inclui passeio à Ilha do Combu, visita à comunidade de Jamaraquá na Floresta Nacional do Tapajós, reconhecimento na vila de Alter do Chão, visitação na praia Ilha do Amor e caminhada até a Serra Piraoca, deslocamento de lancha para Santarém – onde se aprecia o espetáculo do encontro das águas escuras e barrentas do rio Amazonas com as águas esverdeadas do Tapajós –, visita ao Theatro da Paz, Basílica Santuário de Nazaré e Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves. Em meio a tudo isso, haverá degustações e conhecimento da variada e original gastronomia paraense, em cafés da manhã, almoços e jantares.

A ação teve início com a participação do Pará na International Tourism Exchange (ITB Berlim 2014). Na oportunidade, ficou acordado que a relações públicas Lina Leite faria uma viagem de familiarização com uma programação que incluísse o roteiro combinado do voo da companhia - Lisboa/ Manaus/ Belém/ Lisboa - para vivenciar uma experiência amazônica, o que foi concretizado em julho do ano passado.

O resultado dessa visita culminou com a inclusão no planejamento combinado com a TAP para realização em 2015 de um famtour e um press trip focado no mercado alemão. Na ITB Berlim 2015, definiu-se como se daria a efetivação dessa ação de promoção do destino Pará com o mercado alemão, desenhando as estratégias para melhor encantar os jornalistas e operadores do referido mercado internacional e oportunizar momentos de trocas de experiências e futuros negócios com o trade turístico paraense.