Em chá revelação especial, paciente internada na UTI do HRBA descobre que será mãe de um menino
A criança nasceu na tarde desta quinta-feira, 11, medindo 42 centímetros e pesando 1,8 kg. Mãe e filho passam bem
Uma paciente internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), no oeste paraense, descobriu o sexo do seu filho de uma forma muito especial. Um chá revelação preparado pela equipe multidisciplinar da unidade de saúde estadual.
Mayara Nascimento Aires, de 30 anos, que já é mãe de uma menina de 6 anos, agora ficou sabendo que terá um menino. José Lorenzo, nasceu na tarde desta quinta-feira, 11, medindo 42 centímetros e pesando 1,8 kg. Mãe e filho passam bem.
"É uma alegria imensa e todo filho é bem-vindo. Não tenho palavras para explicar, por tudo que eu já passei, é uma bênção. Agradeço a Deus e ao hospital que me recebeu de braços abertos. Tenho muito a agradecer aos profissionais e hoje me sinto forte para trazer essa criança ao mundo", diz a paciente emocionada.
Natural da cidade de Óbidos, no oeste paraense, a paciente deu entrada há seis dias no HRBA para tratar uma pneumonia grave. A médica Lívia Correia, que tem acompanhando o caso, esclarece que a paciente já teve uma melhora significativa do quadro pulmonar, está respirando em ar ambiente, sem uso dos equipamentos de oxigênio.
"Resolvemos fazer a ultrassom obstétrica para avaliar a situação do bebê e o sexo. Vimos que é um menino e decidimos revelar a ela de um jeito diferente, promovendo o chá revelação para dar mais conforto e carinho a ela, que está muito emocionada, superando momentos em que ela esteve mal e que agora ela está bem melhor", destaca a médica.
Para o Diretor Geral do HRBA, Matheus Coutinho, o apoio e acolhimento dado pelos profissionais para a paciente reforçam a importância da humanização no atendimento.
"Desde a entrada na unidade de saúde até receber alta, o paciente necessita de acompanhamento e atenção que vão além do tratamento médico, passando pela humanização. Em geral, quem precisa de atendimento já chega em uma situação de fragilidade física e emocional diante de sua doença. Então é importante promover a humanização, o acolhimento e o bem-estar do paciente durante sua estadia na unidade. E a equipe do HRBA tem empenhando-se em oferecer atendimento de excelência", enfatiza o Diretor Geral.
Serviço ― Localizado no oeste do Pará, o HRBA é referência em média e alta complexidade e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.
A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica localizada na Avenida Sérgio Henn, 1.100, bairro Diamantino, em Santarém.