Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OBRAS PÚBLICAS

Governo do Pará assina contrato para construção de hotel de luxo em Belém para COP 30

Acordo prevê cessão de antigo prédio da Receita Federal para iniciativa privada em troca da participação nos lucros pelos próximos 33 anos

Por Ingo Müller (SECOM)
10/07/2024 20h08

O governo do Pará assinou, nesta quarta-feira (10), um contrato de cessão do antigo prédio da Receita Federal para a iniciativa privada. O objetivo do contrato é permitir a construção de um hotel de luxo para atender público que irá visitar a Belém durante a COP 30, que será realizada em novembro de 2025.

"Há 12 anos, este prédio sofreu um sinistro e ficou abandonado por todo esse tempo. Por estratégia do governo do Estado, junto ao governo federal, fazemos agora esse repasse para que se torne um hotel e fortaleça a estratégia turística, fazendo com que se gere emprego e renda, para que Belém se consolide como capital da Amazônia", disse o governador Helder Barbalho.

Ainda de acordo com o governador, esta iniciativa ajuda a consolidar a vocação turística do Estado, gerando emprego e renda.  "Com estes investimentos, estamos garantindo emprego imediato através da construção civil; por outro, a ampliação de leitos, competitividade para nossa capital e atração de turismo, que certamente é uma das principais estratégias para consolidar esta nova economia em favor do Estado do Pará", concluiu o governador.

O prédio de 18 andares que possui 2.709,00 m², foi consumido por um incêndio em 2012, e estava sem uso desde então. O local foi cedido ao governo do Pará pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos para que o espaço fosse transformado em hotel.

Em troca da cessão do espaço, o governo do Estado terá uma participação nos lucros do hotel, recebendo 2% do valor arrecadado pela empresa pelos próximos 33 anos.

Licitação - O Governo do Pará realizou uma licitação para definir qual empresa ficaria responsável pela reconstrução do edifício. A licitação foi vencida pela Roma Incorporadora, que fará as obras para a implantação de um hotel da rede portuguesa Tivoli, um grupo fundado em 1933, que está presente em diversos países da Europa como Portugal, Espanha, Holanda e Itália, além da China e do Brasil, onde possui unidades na Bahia e em São Paulo.

Investimentos no turismo

A construção de empreendimentos como o hotel no antigo prédio da Receita Federal reforça o compromisso do Governo do Pará com o desenvolvimento do turismo regional, que será um importante legado da COP 30, graças a possibilidade de geração de emprego e renda para a população de Belém e demais regiões do Estado.

Segundo a vice-governadora e presidente do Comite Estadual da COP30, Hana Ghassan, ao consolidar este acordo o Estado cumpre a função de fomentar o desenvolvimento regional através da ação da iniciativa privada. "Nós, enquanto poder público, estamos fazendo aquela que é a nossa missão: ser um indutor e um facilitador para que a iniciativa privada possa investir no nosso Estado e gere emprego e renda. O turismo será um dos maiores geradores de emprego na próxima década, e o estado do Pará quer estar inserido nesse contexto. Como diz nosso governador, vamos trabalhar muito mais para que a gente possa avançar cada dia em prol do desenvolvimento do nosso Estado, da nossa população e da prosperidade" disse.

O projeto

O hotel, que será construído no lugar do antigo prédio da receita federal será de alto padrão, contará com 255 apartamentos, além de uma suíte presidencial com 230 metros quadrados, 6 suítes executivas de 70 metros quadrados, três restaurantes – um deles especializado na culinária paraense, um terraço, um café-bar, área de piscinas e SPA.

Localizado na rua Gaspar Viana, o novo hotel fica a cerca de 500 metros do Porto Futuro II, outra obra de desenvolvimento urbano e turismo realizada pelo governo do estado no bairro do Reduto e que também irá abrigar um hotel luxuoso que está sendo construído para a COP 30.