Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Programa CNH Pai D'égua matricula socioeducandos atendidos pela Fasepa

Vinte jovens atendidos pela Fasepa realizaram a matrícula no programa que visa garantir a emissão gratuita da CNH para pessoas de baixa renda

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
10/07/2024 17h07

O Programa Social CNH Pai D'égua continua beneficiando centenas de pessoas em todo o Estado. Nesta quarta-feira, 10, mais 20 jovens socioeducandos atendidos pela Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) realizaram a matrícula no programa, que tem por objetivo garantir a emissão da Carteira Nacional de Habilitação totalmente gratuita para pessoas de baixa renda.

O benefício aos socioeducandos foi garantido a partir da assinatura de um termo de cooperação celebrado entre o Detran e o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), visando assegurar um percentual de vagas do programa para este público. “Sabemos da importância da integração desses jovens na sociedade e nada melhor do que garantir a eles o acesso à CNH gratuita. O programa será mais um canal de oportunidades para que eles trabalhem e possam construir um futuro com mais dignidade”, destacou a diretora-geral do Detran, Renata Coelho.

Feliz com o benefício proporcionado pelo Governo do Estado, o socioeducando de 18 anos, está em regime de internação e trabalha como estagiário. O jovem ainda está iniciando o processo de habilitação, mas já tem planos para o documento. "Primeiramente, quero agradecer a Deus e também ao Detran por me proporcionar essa oportunidade. Estou muito feliz por estar tirando minha habilitação, pois isso vai me ajudar muito no futuro, especialmente nas oportunidades de trabalho que terei. Se eu enviar meu currículo para uma empresa de transporte, poderei trabalhar como motorista, e esse é meu sonho. Além disso, tenho uma filha que precisa muito de mim, então, minha carteira de habilitação será fundamental para alcançar meus objetivos", comentou.

A socioeducanda de 23 anos, já está em regime de pós-medida, estagiando e quase se formando no curso técnico de enfermagem. Com uma nova perspectiva de futuro, ela incluiu a CNH na nova etapa da vida que pretende construir de agora em diante. "Eu já estava pensando em tirar minha habilitação porque fiz um consórcio, mas ainda estava me preparando financeiramente para iniciar o processo quando essa oportunidade surgiu. A carteira de habilitação vai me ajudar muito na minha vida", garante.

Alan Lima, pedagogo do eixo de educação da Case/DAS e técnico responsável pelo acompanhamento do convênio pela Fasepa, afirma que a parceria com o Detran proporciona aos socioeducandos uma excelente oportunidade de melhorar suas condições de vida e aumentar as chances de inserção no mercado de trabalho. “A iniciativa permite que os participantes obtenham carteiras de habilitação nas categorias A e B, possibilitando-lhes, após o período de habilitação provisória, atuar em diversos empregos formais. É importante destacar que todos os socioeducandos e seus familiares selecionados passaram por uma rigorosa avaliação documental, que incluiu verificação de escolaridade, número de inscrição social e certidão negativa de antecedentes criminais (para os familiares). Este programa representa uma significativa oportunidade oferecida pelo Governo do Estado para esses jovens”. 

Nesta primeira fase, os socioeducandos aprovados completaram as etapas necessárias para obter a CNH. Este processo inclui o registro no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), coleta de biometria, captura da fotografia e agendamento dos exames médico e psicotécnico.

Colaboração de Anna Kelly Saraiva - Ascom/Detran