Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Pronto-Socorro Dr.Roberto Macedo realiza 'Round Multidisciplinar' com pacientes internados

Iniciativa considera o quadro clínico e as características específicas de cada paciente, para que sejam estudadas conjuntamente pela equipe multidisciplinar

Por Governo do Pará (SECOM)
09/07/2024 22h20

Olhar o paciente de forma particular e ampla é o principal objetivo do "Round Multidisciplinar", que teve a sua primeira edição nesta terça-feira (9), no Pronto Socorro Dr.Roberto Macedo (PSRM), localizado na Avenida Augusto Montenegro. A iniciativa considera o quadro clínico e as características específicas de cada paciente, para que sejam estudadas conjuntamente pela equipe multidisciplinar, visando uma melhor assistência à saúde.

A enfermeira Natália Montelo, coordenadora da Unidade de Internação, diz que a visita multidisciplinar conta com representante de cada setor envolvido na assistência do paciente. Entre os profissionais participantes estão: enfermeiro, nutricionista, médico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, assistente social e farmacêutico. Ela fala como é feita a escolha de cada paciente para o "Round Multidisciplinar".

Eliude Ferreira da Costa, mãe da paciente Gabrielly Ferreira da Costa Barbosa"Escolhemos os pacientes de acordo com algumas características. Aqueles pacientes que têm uma necessidade de uma atenção maior, que têm um quadro clínico mais específico; aqueles que têm um tempo maior de internação hospitalar, por exemplo, são os escolhidos para serem visitados pela equipe multidisciplinar, nos dias dos Rounds Multidisciplinares. Estudamos o caso clínico deles e, juntamente com a equipe multidisciplinar, fazemos uma avaliação geral daquilo que já fizemos e sobre o que ainda necessitamos realizar de condutas, cada um dentro do seu setor, para que possamos melhorar e também dar um feedback mais adequado", destaca. 

Gabrielly Ferreira da Costa Barbosa, 10 anos, do município de Benevides, está internada no PS há 20 dias, em tratamento de diabetes. Ela foi escolhida para receber a visita dos profissionais, e teve o seu quadro clínico estudado no primeiro Round Multidisciplinar do Pronto-Socorro. A mãe da paciente, Eliude Ferreira da Costa, avaliou a iniciativa.

"Achei incrível a visita de toda a equipe de profissionais para discutirem o problema de saúde dela. Naquele momento, vi o quando a minha filha é especial. Vi todos empenhados e envolvidos no caso da Gabrielly, discutindo sobre as melhores formas de oferecer os cuidados, visando sempre o melhor tratamento, para que ela consiga sair daqui bem. Achei maravilhosa essa ideia", elogiou a mãe.
 
Ane Francy Araújo, gerente de Enfermagem da unidade hospitalar, informa que no Round Multidisciplinar é sistematizado e planejado, por meio das discussões com cada profissional envolvido nos processos assistenciais.

"Os profissionais elencam os problemas ativos que o paciente tem e, a partir de então, montamos o plano de ação e definimos as metas, para que possamos levar mais segurança e qualidade na assistência, otimizando o tempo de internação, intervindo de forma ativa em todos os problemas elencados. É riquíssimo a gente ter esse momento e agrega muito valor à assistência, a jornada do paciente na nossa instituição", enfatiza a gestora.

Ela acrescenta que o "Rounds Multidisciplinares trazem a possibilidade de olhar o paciente de forma particular, mas o trabalho da equipe envolvida é feito de uma forma integrada. Particularmente, as metas são traçadas, estabelecendo prazos para essas metas serem cumpridas junto a cada paciente."

Wallace de Sousa Santos, de 13 anos, está no hospital em tratamento de meningite viral. O caso clínico, por ser considerado complexo e por necessitar das condutas de vários profissionais, foi escolhido para ser estudado no Round Multidisciplinar. 

O pai de Wallace, José Ribamar Ferreira dos Santos, de Bragança, município do nordeste paraense, está no Pronto-Socorro há 33 dias acompanhando o filho. O acompanhante ficou satisfeito e confiante na evolução do filho. 

"Fiquei confiante com o que ouvi nas discussões dos profissionais que vieram visitar o meu filho. É um caso sério, mas existem possibilidades de ficar tudo bem, e vai ficar, pois se depender do apoio e da dedicação dos profissionais que cuidam dele, isso irá acontecer. Meu filho está sendo bem tratado, eu me sinto seguro e confiante de que irá ficar bem", relata.

Conforme a coordenadora da Unidade de Internação, com o Round Multidisciplinar, as melhorias e metas alcançadas com relação aos cuidados clínicos, resultam em menor tempo de internação e maior giro de leitos. 

"A ação traz melhorias significativas para a equipe de forma geral, e o impacto da iniciativa na assistência estimula a equipe a estudar mais os casos clínicos, e a buscar metas diárias de atendimento e sobre o que pode ser feito para melhorar as condutas assistenciais. Isso reflete no desenvolvimento da assistência de uma forma generalizada, integrando a equipe multidisciplinar, trazendo os profissionais para debates de casos clínicos, até se tornar uma rotina, resultando em aprendizados diários na vivência hospitalar", assegura Natália Montelo.

Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo 

O Pronto-Socorro Dr Roberto Macedo, nova referência estadual em pediatria, está atendendo demandas pediátricas da Região Metropolitana de Belém, sobretudo os bairros do entorno, como Bengui e Mangueirão, e distritos de Icoaraci e Outeiro, que podem contar com o atendimento disponível 24h, em regime portas-abertas (sem a necessidade de encaminhamentos da Atenção Básica).

A unidade de saúde é gerenciada pelo Instituto ACQUA, em parceria com a Secretaria de Saúde Pública (SESPA).

Texto: Joelza Silva (Ascom/Pronto-Socorro)