No Pará, Seaster coordena programa de atenção à primeira infância e garante capacitação a técnicos municipais
Secretaria é responsável por executar o programa federal Criança Feliz, uma das principais estratégias de acompanhamento de crianças e mães gestantes
Com foco no desenvolvimento infantil, o Programa Criança Feliz - iniciativa do Governo Federal - tem como missão estimular o desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo de crianças com até 06 anos de idade, por meio do acompanhamento de mães, pais e cuidadores. No Pará, a Seaster é quem executa o programa, uma das principais estratégias de acompanhamento do desenvolvimento de crianças e mães gestantes.
A iniciativa prevê visitas domiciliares, qualificação da oferta dos programas e benefícios da rede socioassistencial e serviços de acolhimento, priorizando a família e o fortalecimento da intersetorialidade entre as políticas de assistência social, saúde, educação, cultura, sistema de justiça e garantia de direitos.
Os supervisores, visitadores e técnicos, que executam o ‘Criança Feliz’, recebem a capacitação “Guia de Visita Domiciliar”, que orienta e dá suporte às equipes municipais que, semanalmente, visitam as crianças e gestantes atendidas.
“Através da Seaster, o Programa Criança Feliz vem executando em todo o Pará o cuidado e um olhar diferenciado para as gestantes e crianças menores de 06 anos. É nossa responsabilidade, enquanto gestão estadual, garantir a manutenção do acompanhamento técnico, do monitoramento, assim como capacitações, seminários e oficinas. O nosso Estado tem compromisso com a primeira infância, de estar presente, mas, sobretudo, de estar fomentando este debate acerca do cuidado com esta população”, reforça o titular da Seaster, Inocencio Gasparim.
Entre janeiro e junho deste ano, 95 técnicos já foram capacitados por meio do programa, em cinco regiões de integração: Lago de Tucuruí, Rio Capim, Araguaia, Baixo Amazonas e Tapajós. Representantes de 24 municípios já receberam a qualificação.
“Atualmente, estamos com adesão em 133 municípios, e vamos seguir debatendo e colaborando para alcançar os 144. Temos acompanhado os processos de implantação da comissão que vai construir o plano estadual pela primeira infância e também o ‘pacto pela primeira infância’, um acordo de cooperação técnica entre o Estado e o Tribunal de Justiça. Essas são novidades que devem trazer avanços ao trabalho já desenvolvido em nossas regiões, informou o coordenador estadual do Programa Criança Feliz, Antônio Sena, técnico da Seaster.