Centro Integrado inicia ‘Colônia de Férias Inclusiva 2024’ com várias opções de lazer
As atividades estimulam a criatividade e a experimentação de materiais diferentes, beneficiando a parte cognitiva dos usuários
Colônia de férias do CIIR prossegue até 18 de julhoJulho é sinônimo de recesso escolar, e não pode faltar na agenda das crianças a tradicional colônia de férias. Nesta segunda-feira (8), a programação “Colônia de Férias Inclusiva do CIIR 2024” começou, permitindo aos usuários que não irão viajar seguir normalmente os atendimentos no complexo de reabilitação mantido pelo Governo do Pará, formado pelo Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), gestor do Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) e dos Centros Especializados em Transtorno do Espectro Autista (Cetea) e em Reabilitação (CER IV), em Belém. A programação prosseguirá até o dia 18 de julho, com encerramento previsto no Cetea.
Com o objetivo de promover experiências divertidas e enriquecedoras, que favorecem a prática do acolhimento e promoção de bem-estar, o Setor de Arte e Cultura organizou a programação Inclusiva do CIIR. A cada dia, em dois turnos, os participantes têm diversas opções de lazer em meio aos atendimentos. “As atividades pretendem estimular a criatividade, a experimentação de materiais diferentes, e com isso beneficiar o cognitivo dos participantes”, destacou Denise Morais, supervisora do Setor de Arte e Cultura. Banhos de mangueira aliviam o calor amazônico e garantem interação
No CIIR, de 8 a 12 de julho, haverá atividades ao ar livre, com jogos teatrais; banho de mangueira; contação de histórias com fantoches; pintura livre com tinta; caça ao tesouro; oficinas de Instrumentos Musicais, Artes Visuais e de Reaproveitamento de Alimentos. A programação oferecerá ainda a opção de sessão de cinema.
No Cetea, nos dias 15 e 18, os usuários participarão de saudação ao sol; pintura com textura; jogos teatrais; brincadeiras com bolha de sabão e jogos recreativos.
Evolução e imaginação - Entre as participantes da programação de hoje estava a reabilitanda Helena Marvão, 6 anos, que acompanhada do pai, Luiz Marvão, 43 anos, aproveitou a Oficina de Jogos Teatrais. Essa atividade, na avaliação de Luiz, contribuiu para a evolução do quadro clínico da criança.
“Uma atividade que explorou o lúdico com o imaginário, que atribui ao cognitivo dela. Para a minha filha, que tem o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA), foi maravilhoso, pois em seu acompanhamento terapêutico aqui no CIIR é bastante trabalhada a socialização", disse Luiz Marvão.
Conduzido pela professora de Teatro do CIIR, Paula Barros, os jogos teatrais são desenvolvidos nas aulas da Oficina de Teatro, ofertada pelo Setor de Arte e Cultura. “Na colônia são jogos de interação, comunicação e cognição. Trabalhamos com o corpo. Trouxemos voltado mesmo para brincadeira, um pouco diferente quando colocamos em prática a atividade dentro do escopo de nossas aulas diárias na Oficina de Teatro, ao trabalharmos mais efetivamente para a vivência, a experiência com o teatro e para desenvolver habilidades socioemocionais, cognitivas e motoras”, disse a professora. Diversão ao ar livre com bolinhas de sabão
Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro Integrado por meio de encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (UBS), acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual.
Serviço: O CIIR (Cetea e Natea) é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Cetea funciona na Rua Presidente Pernambuco, nº 489, bairro de Batista Campos. O Natea está instalado na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, no CIIR. Mais informações: (91) 4042-2157/ 58 / 59.