Sectet participa da maior feira científica da América Latina
A 76° Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência vai até o próximo sábado (13), no Campus da UFPA, em Belém
Considerado o maior evento no segmento científico da América Latina, a 76° Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) está sendo realizada, até o próximo sábado (13), no Campus da Universidade Federal do Pará, em Belém. Com mais de 280 atividades, minicursos e dezenas de atrações culturais, o encontro aborda o tema central “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”. A programação é gratuita e aberta ao público.
Como um dos órgãos do estado do Pará que trabalham para a democratização do ensino tecnológico e profissional, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), está presente no evento com a exposição de projetos inovadores executados pelo corpo docente e discente das instituições administradas pela pasta.
"Nesse evento, a secretaria está fazendo o seu papel mais fundamental relacionado à inovação e tecnologia, então temos aqui a reunião de diversos atores desse ecossistema, que trazem projetos inovadores que estão funcionando dentro das nossas estruturas, como as EETEPAs, PCT Guamá e as Usinas. Estamos mostrando para a sociedade que o que está sendo produzido dentro dos nossos ambientes é relevante para o convívio social como um todo”, pontuou o secretário adjunto da Sectet, Aiuá Reis Queiroz.
A feira também traz no mote a questão da juventude como uma das atividades da Reunião Anual voltada aos estudantes do ensino básico, objetivando a promoção do contato de crianças e jovens com o conhecimento científico e os pesquisadores, para provocar nesse público o interesse pela ciência, tecnologia e inovação.
José Matheus, tem 24 anos, e é coordenador de montagem do projeto “Amazon Maker” que, assim como o “Caravana da Ciência e Tecnologia” e as oficinas de robótica da EETEPA Vilhena Alves, compuseram o estande da Sectet no primeiro dia de evento. O jovem explica a importância da promoção do acesso do público da primeira e segunda idade ao segmento científico e tecnológico.
"Nas Usinas da Paz, por exemplo, que atendem a comunidade ao redor, é notório que a maioria das pessoas não têm acesso ao básico. Então, temos uma demanda muito grande de informática básica. Depois que o aluno se forma na área de informática, ele pode ir para as áreas de programação e impressão 3D e ele pode empreender. E o aluno pode também ir para a área de TI. Mas, o mais importante do projeto é dar o acesso às pessoas para a tecnologia, é de suma importância, porque acaba ajudando até mesmo na economia do Estado”, percebe José Matheus.
Um dos destaques do estande da Sectet nesse primeiro momento foi literalmente de arrepiar o cabelo. O gerador de Van de Graaff, uma máquina eletrostática com uma esfera eletrizada e que, quando em contato com o corpo humano, ele também fica eletrizado e a força elétrica empurra os cabelos para cima.
Para a universitária Simone Almeida, que esteve em visita ao evento esta manhã, a experiência foi divertida. "Eu estou me sentindo em um parque de diversões, porque tem muita opção. É um evento bastante convidativo, porque você consegue participar bem de várias coisas, tem muita opção. Eu sempre vi esse equipamento em reportagens e sempre tive a curiosidade de saber se funcionava mesmo. É divertido!"
Outra tecnologia bastante procurada pelos visitantes da feira é o óculos de realidade virtual, que permite a experiência de uma visita pelos principais pontos turísticos de Belém de modo cibernético. "É uma experiência interessante. Todas as apresentações que eu vi até agora são interessantes para ter conhecimento de mundo e essa perspectiva de novos saberes", declarou o universitário Matheus William
A 76ª Reunião Anual da SBPC marca um importante debate sobre o futuro sustentável do Brasil. Reúne os mais importantes cientistas e representantes da sociedade com vistas à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em 2025, na capital paraense. A expectativa é que o encontro atraia um público recorde de mais de 35 mil pessoas de todas as regiões do País.
Serviço - A feira segue até o próximo sábado (13). Veja a programação completa do estande da Sectet aqui.