Progresso: ponte sobre o Rio Fresco, em São Félix do Xingu, muda a vida da população da PA-279
Estatura diminui o tempo de viagem e melhora transporte de carga e pessoas da região sul
Progresso e qualidade de vida, duas palavras que graças ao Governo do Estado, estarão cada vez mais presentes no dia a dia da população de São Félix do Xingu, Sul do Pará e, na região da PA-279, devido a construção da Ponte sobre o Rio Fresco.
Márcio Fernandes de SenaE o reflexo disso é possível ver na vida do seu Márcio de Sena que pela primeira vez, pode cruzar o rio Fresco, com seu caminhão, sem precisar esperar por uma balsa e ter que pagar pela viagem. No último sábado, 6, Marcio pode realizar a travessia em poucos minutos e foi mais segura com a ponte Francisco Torres de Paula, inaugurada, na última sexta-feira, 5, pelo governador, Helder Barbalho.
O motorista conta que levar insumos e cargas, agora, ficou mais econômico, reflexo imediato da entrega da estrutura com extensão de 480m.
“Nos últimos 30 anos, não teve uma obra tão importante quanto essa ponte. Hoje o primeiro impacto é na mobilidade e depois no tempo, no custo do transporte. Já aconteceu de eu esperar duas horas e meia para atravessar o rio. Agora estamos em um novo cenário e contamos isso com alegria”, festeja o motorista.
Leonir de Marques FilhoAlém do avanço econômico, a ponte construída pelo Estado trouxe um novo tempo para a vida de todos ao longo da PA-279. Gente como o seu Leonir Marques Filho que aos 82 anos não vai mais precisar fazer a travessia em pequenas embarcações da região. “Agora eu vou vir de carro, como estou fazendo agora pela primeira vez. Isso é muito bom pra gente”, contou o idoso.
Considerada monumental pela estrutura, a ponte tem no total 11 vãos, sendo nove de 40 metros de largura e dois centrais de navegação com 60 metros de largura e 14 metros de altura. A estrutura é do tipo mista, construída em metal e concreto, com duas pistas de rolamento, duas faixas de pedestres e iluminação pública 100% LED.
Nestor Rodrigues da CunhaAo passar pela ponte, seu Nestor da Cunha parou para observar a estrada e comentou o quanto a vida vai melhorar, “Até o comércio cresce assim, eu estava pensando em vender minha propriedade, mas não vou não. Ela (a ponte) ficou bom demais da conta”.
Antônio VieiraAlém do avanço significativo na mobilidade e integração regional, o investimento estadual garantiu a realização de um desejo de décadas da população que comemora a conquista e festeja pelo desenvolvimento garantindo. “A ponte está uma maravilha, a viagem tá rapidinho. Tá sendo muito bom”, destacou o condutor Antônio Vieira.