Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Distrito de Outeiro recebe reforço de mais de 200 agentes agentes durante o mês de julho

Outeiro é uma das localidades que, este ano, conta com um Centro Integrado de Comando, sendo ele, o posto de atendimento móvel do Corpo de Bombeiros

Por Walena Lopes (SEGUP)
07/07/2024 14h17

No primeiro domingo do verão de julho, a movimentação ja é intensa no Distrito de Outeiro, em Belém. Mais de 200 agentes reforçam a segurança no local, seguindo o planejamento montado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) juntamente com os demais Órgãos do Sistema de Segurança por meio da "Operação Verão 2024".

As ações integradas já iniciaram e contam com a presença intensificada das forças de segurança como destaca o tenente coronel, Celton de Jesus, coordenador de segurança e prevenção social da Segup.

"Aqui em Outeiro já contamos com o efetivo da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal de Belém, Semob e apoio da Ordem Pública para as ações de segurança. Vamos atuar de forma conjunta nas fiscalizações quanto a não consumação de garrafas de vidro nas faixas de areia. Além disso, terão operações aqui também, a exemplo da 'Tolerância Zero' pelo período noturno, e ainda, ações de fiscalização voltados para a proibição de sons automotivos e do uso indevido da linha de Cerol", pontuou Celton de Jesus 

Centro Integrado de Segurança - Outeiro é uma das localidades que, este ano, conta com um Centro Integrado de Comando, sendo ele, o posto de atendimento móvel do Corpo de Bombeiros,  localizado no estacionamento da Praia Grande. Nele estão reunidos representantes de cada força para dar maior celeridade e realizar o monitoramento do Distrito.

"Esse posto de atendimento serve para dar apoio às equipes de segurança, é um serviço integrado, então todos os órgãos do sistema de segurança têm acesso ao nosso posto para estar desenvolvendo as suas atividades", reforçou o major Veloso do Corpo de Bombeiros, que destaca ainda a presença do efetivo da corporação nas ações de resgate e guarda-vidas nas praias de Outeiro. 

"Estaremos presente durante todo o período de julho com nossas equipes de guarda-vidas para atuar em todas as praias do distrito. Os bombeiros estão distribuídos em todas as praias e também em uma viatura de resgate. Então qualquer atendimento que seja preciso fazer, tanto no meio aquático, quanto em um possível acidente, estaremos com equipes especializadas e prontas para atender", informou. 

Ostensividade - Equipes da Polícia Militar realizam rondas e o policiamento na área, além de atuar nas ações integradas, como ressalta o comandante do 2º Comando de Policiamento da Capital, remete coronel Tanner.

"Estamos integrando as ações de forma conjunta com os demais órgãos de segurança, assim como Polícia Militar, também estará com ações já planejadas para a 'Operação Verão 2024', falando especificamente aqui da ilha. Nós temos o policiamento ordinário aqui, desenvolvido pelo 26º Batalhão, e contamos com reforço também das Unidades Especializadas da PMPA. No caso aqui, o CME vai contribuir muito com o reforço nessa operação, bem como, reforço de outras unidades, por meio de policiamento ostensivo,  aqui na orla da praia de Outeiro".

Conscientização - As ações se estendem também nas campanhas de conscientização contra a importunação sexual, o "Não é não!", assim como, contra a violência e abuso sexual de adolescente e crianças. 

Raimunda de Sousa, dona de casa, mora em Benevides e pela primeira vez está conhecendo a praia de Outeiro com a família, foi uma das pessoas orientadas quanto a campanha do "Não é Não!". É bom saber dessa campanha da polícia, porque as mulheres têm o direito de dizer não, e sobretudo, contar com o apoio e acolhimento das equipes de segurança do Estado", disse a dona de casa.