Mais de 400 agentes reforçam a segurança na ilha de Mosqueiro, Distrito de Belém
Além das ações de prevenção estarão acontecendo também, as ações de fiscalização em bares e restaurantes, bem como, as rondas e policiamento ostensivo
Neste sábado, 6, foram iniciadas as atividades desenvolvidas para a "Operação Verão 2024", coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, juntamente com os demais órgão do Sistema de Segurança do Estado, em parceria com os órgãos do município. E, no primeiro final de semana de verão dos paraenses, as equipes de segurança reforçam a segurança durante as ações realizadas na Ilha de Mosqueiro, Distrito de Belém.
Mais de 400 agentes de segurança reforçam o efetivo na bucólica, como carinhosamente é também chama a ilha de Mosqueiro, com objetivo de garantir mais tranquilidade e reforçar a ordem pública em um dos destinos mais procurados pelos paraenses e turistas durante o mês de julho.
"As ações da Operação Verão 2024 estão voltadas para as atividades institucionais de cada órgão da segurança pública, bem como, para garantir mais segurança e a ordem aos que buscam Mosqueiro para passar as férias com seus familiares e amigos. Estamos aqui reunidos com os órgão estaduais e municipais para desenvolver ações de fiscalização e prevenção para que todos possam curtir o verão com mais tranquilidade, contando com a presença das forças de segurança", disse o coordenador de segurança e de Prevenção Social da Segup, coronel PM, Celton Moraes.
Centro Integrado - Representantes de cada órgão de segurança estão atuando de forma conjunta e concentrada no ônibus de monitoramento da Guarda Municipal de Belém que faz parte de um dos Centros Integrados de Comando da segurança atuantes durante esse período de veraneio.
No centro os agentes de segurança realizam o monitoramento de mais de 15 câmeras distribuídas pela ilha, além de fiscalizar os principais pontos do Distrito. O centro funciona 24 horas e está localizado em frente ao caramanchão, na praia do Chapéu Virado.
Fiscalização - Durante todo o mês de julho, os agentes estarão empenhados nas ações de combate à poluição sonora em toda a ilha, em cumprimento à uma ação judicial que proibi a presença de som automotivo na orla do distrito.
As equipes estarão presentes também nas praias, orientando os banhistas e fiscalizando o uso de linha de cerol, proibido por lei no estado. Além das ações de prevenção estarão acontecendo também as ações de fiscalização em bares e restaurantes, bem como, as rondas e policiamento ostensivo, a fim de inibir e coibir as práticas criminosas, em combate a criminalidade.
"Nossas equipes estarão atuando de forma simultânea com reforço no policiamento nas ruas e nas unidades policiais. Estaremos também com fiscalização no pórtico de entrada de Mosqueiro, assim como orientando os condutores de veículos, conscientizando e fiscalizando para que todos possam aproveitar o verão paraense com paz e segurança", destacou o secretário adjunto de Operações da Segup, Luciano de Oliveira.
Integração - Entre os órgãos envolvidos na ação estão a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito (Detran), Polícia Científica do Estado (PCE), Secretaria de Administração Penitenciária do Estado (Seap), Centro Integrado de Operações (Ciop), e ainda, a Guarda Municipal de Belém e a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob).
A Operação Verão 2024, deflagrada na ultima sexta-feira, 5, segue até o dia 5 de agosto.