Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Polícia Civil integra ações da Operação Verão 2024

Mais de 200 policiais se deslocaram para diversas localidades do Estado neste período de veraneio

Por Bruna Ribeiro (PC)
06/07/2024 13h00

Como parte dos órgãos de segurança que integram as ações da "Operação Verão 2024", coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), a Polícia Civil do Pará ampliou o efetivo nos municípios do interior do Estado e na Região Metropolitana de Belém, para garantir segurança neste primeiro final de semana das férias escolares. A operação iniciou neste sábado, 6, e irá se estender até o final do mês de julho.

"Com previsão de grande fluxo no período das férias, mais de 200 policiais se deslocaram para diversas localidades para integrar as equipes que ja atuam nas delegacias. Além das delegacias, nosso efetivo atuará nos pontos onde há Centro Integrado de Comando e Controle (CICC)", explica o delegado-geral Walter Resende.

Deam virtual - Servidores da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV) entregam folders de divulgação dos serviços oferecidos pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher Virtual (Deam Virtual) e orientam a população sobre violência e canais de denúncias.

Lei Seca - As ações de fiscalizações na “Lei Seca” também ganharam reforço para o período deste ano. Em Benevides, na Região Metropolitana, policiais civis, em parceria com militares e agentes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), atuam para coibir a condução de veículos sob o efeito de álcool. Os condutores fazem o teste do etilômetro (bafômetro) para garantir segurança nas rodovias.

Além disso, equipes da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) e Polícia Administrativa (DPA) estão nas ruas de forma integrada fiscalizando os estabelecimentos comerciais, bares, casas noturnas e restaurantes. O objetivo é coibir as infrações penais de poluição sonora, perturbação de sossego e manter a paz e a ordem. 
Equipes da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) também darão apoio às ações ostensivas e integradas.

"Os servidores do reforço policial vão dar mais celeridade ao trabalho dos policiais já lotados e que estarão de serviço nas unidades dos municípios. Temos policiais para atuar em diversas frentes com atendimento especializado. Temos também a Diretoria Itinerante, que vai até os municípios para reunir com o efetivo e alinhar as ações policiais", reforça o delegado Hennison Jacob, diretor de Polícia do Interior.