Ideflor-Bio melhora sinalização visual em Unidade de Conservação em Salinópolis
medida visa reforçar a proteção ambiental e a conscientização dos visitantes sobre a importância da área protegida
O Monumento Natural do Atalaia, uma Unidade de Conservação (UC) do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) em Salinópolis, na região nordeste paraense, tem recebido a reconstrução de sua sinalização visual. A medida visa reforçar a proteção ambiental e a conscientização dos visitantes sobre a importância da área protegida, especialmente durante a temporada de desova das tartarugas marinhas.
A nova sinalização inclui placas informativas que detalham a área protegida, com dados como o tamanho da UC, a categoria de conservação, a data de criação e as proibições estabelecidas para a proteção do ecossistema local. Além das placas, bandeiras estão sendo instaladas para demarcar claramente a UC e a área da Praia do Atalaia que está bloqueada para o tráfego de veículos automotores.
A Praia do Atalaia, conhecida por sua beleza natural e biodiversidade, é um dos principais pontos de desova de cinco espécies de tartarugas marinhas. Para garantir a proteção dessas espécies durante a temporada de reprodução, uma faixa de 3 km de areia foi isolada. A medida é fundamental para assegurar que as tartarugas possam desovar em segurança, longe da interferência humana e de veículos.
Relevância - A bióloga do Ideflor-Bio, Priscila Fonseca, destacou a importância da operação durante os serviços de revitalização. “Damos início à Operação Verão do Governo do Pará, onde o Ideflor-Bio se faz presente com diversas ações. Esse bloqueio é importante porque aqui ocorre a desova de cinco espécies de tartarugas marinhas e contamos com a colaboração de vocês na preservação desses e outros animais”, afirmou Fonseca.
A melhoria da sinalização é parte de um esforço maior para aumentar a conscientização sobre a importância da conservação ambiental. As novas placas e bandeiras visam não só informar os visitantes, mas também educá-los sobre as práticas adequadas para garantir a proteção das espécies e do habitat local.
Além das ações de sinalização, o Ideflor-Bio está promovendo atividades educativas e de sensibilização ambiental no local durante todo o mês de julho. O diretor de Gestão e Monitoramento de Unidades de Conservação do Ideflor-Bio, Ellivelton Carvalho, reforçou o convite à população para participar das ações de preservação.
“Nós estamos com essas atividades de junho aqui no Monumento Natural do Atalaia, uma ação do Ideflor-Bio, preservando essa Unidade de Conservação tão importante na região litorânea paraense. Então, queremos te convidar a fazer parte desse projeto, a fazer parte das nossas atuações e visitar a gente durante todo o mês de junho. Estaremos aqui cuidando da nossa UC. Você é nosso convidado a também se envolver nessas atuações”, destacou.
Cooperação - O Monumento Natural do Atalaia é uma das áreas mais importantes para a conservação da biodiversidade marinha no Pará. A presença de espécies ameaçadas de extinção, como as tartarugas marinhas, torna ainda mais importante a necessidade de medidas eficazes de proteção e preservação
Ellivelton Carvalho ressalta, ainda, que a revitalização da sinalização da UC do Ideflor-Bio em Salinópolis representa um avanço significativo na proteção ambiental e na promoção da conscientização ecológica. “Com o apoio da comunidade e dos visitantes, espera-se que as medidas implementadas contribuam para a preservação das espécies marinhas e para a manutenção da biodiversidade na região”, complementou o diretor.